Mãe: uma figura consagrada por poetas e a criatividade de pintores e escultores


Almeida Garret afirmava com ênfase que "A mãe é a mais bela obra de Deus", Cora Coralina dirigindo-se a sua progenitora escrevia "Tens o dom divino de ser mãe" e por sua vez Abraham Lincoln costumava dizer "Tudo o que sou e que posso esperar ser um dia devo ao anjo que é minha mãe".
Essas são algumas das milhares de manifestações feitas por poetas e intelectuais referindo-se a figura materna que no segundo domingo de cada mês de maio é comemorada anualmente no Brasil. Com efeito, foi em 1932 que o então Presidente Getulio Vargas oficializava a data que teve sua primeira realização promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918.
Ao lado dos poetas, pintores e escultores em todos os tempos consagraram a figura materna, a data nos proporciona a oportunidade de reproduzir nesta página obras do pintores Augusto Higa, Canato, Eder Rocha, Elón Brasil, Norma Amaral, Silvana Galeone e dos escultores Gilda Prieto, Leya Terranova e Rosa Serrano, artistas incluídos no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que, nos transmitem sua visão peculiar sobre o alicerce da família.
Alice Takeda: "Maternidade"
Em sua obra a mulher-mãe protege o filho num abraço, com carícias, num sonho que, lamentavelmente, cada dia se atenua. Tudo o que lemos em sua escultura é mais do que suficiente para delinear tanto os aspectos humanos quanto os artísticos, que são verdadeiros e profundos.
Leya Terranova: "A Gorda"
Particularmente vigorosa foi a disciplina que a guiou para modelar sua figura, porque vigorosos também são os sentimentos humanos pelo tema enfocado.
Élon Brasil: "Maternidade Kamayura"
O seu mundo pictórico reflete com fidelidade seus sentimentos e pensamentos. Contemplando amorosamente a realidade, o artista a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando sua alma poética ou, se preferirmos, o significado cósmico de sua pintura.
Canato: "Sagrada Família"
Com uma técnica pessoal, hábil e segura, traça o tema sobre a tela; um desenho preciso que preenche de cores com tons acesos, extremamente fortes e sugestivos, próprios a criar um ambiente seja alegre quanto dramático.
Éder Rocha: "Negra Afro-brasileira I"
Com profunda intuição psicológica e com clareza de fantasia obtém obras de intensa força expressiva e de alta feitura estilística, em contraste com suas origens e a simplicidade de seu labor cotidiano.
Norma Amaral: "Amor de Mãe"
Através de um firme desenho e de um cromatismo suave, quase monocolor, suas pinturas nos transmitem um mundo evocativo, aliado a um desejo de serenidade e de satisfação, de quem consegue exprimir emoções e sentimentos com lírico vigor.
Alice Takeda: "Maternidade"
Em sua obra a mulher-mãe protege o filho num abraço, com carícias, num sonho que, lamentavelmente, cada dia se atenua. Tudo o que lemos em sua escultura é mais do que suficiente para delinear tanto os aspectos humanos quanto os artísticos, que são verdadeiros e profundos.
Silvana Galeone: "Maternidade"
Em suas telas a artista difunde um sentido de jovial entusiasmo por tudo o que é movimento, progresso e dinamismo. As pinceladas soltas de cores com tons vibrantes e contrastantes não constituem meios estruturais, mas o componente substancial acima de qualquer forma, linha ou desenho. São o elo da arte com a vida.
Augusto Higa: "Afeto"
Sua pintura reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.
Rosa Serrano: "A grávida"
Liberada de toda a convencionalidade acadêmica, amadureceu sua experiência na informalidade que não renega e mantém em suas esculturas. No seu figurativismo pessoal e estilizado Rosa Serrano equilibra plasticidade e ritmos, síntese de conteúdos metafísicos e linhas harmônicas.
Gilda Prieto: "Mulher " Mãe"
Sua pesquisa escultórica a leva a uma osmose ideal onde melhor manifesta sensações e percepções concretizadas além do fato estético.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações