Lindoia, a capital nacional da água mineral

Estâncias Paulistas
01/09/2010 20:10

Compartilhar:

Monumento Garrafa de Lindóia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/lindoiaMONUMENTOGARRAFAD LINDOIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro de Memória<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/lindoiaCENTR DEMEMORIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grande Lago Lindoia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/LINDOIApoderterapEuticodasAguasPCAADHEMARDEBARROS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Integrante do Circuito das Águas, a estância hidromineral de Lindoia é responsável por 40% do abastecimento nacional de água mineral. Com o cuidado de preservar a qualidade de vida de seus 6 mil habitantes (IBGE 2009), o município oferece uma boa estrutura nos setores de saneamento básico, educação, segurança pública e habitação.

A água Lindoya, nome usado pelas mineradoras que exploram o solo do município, pode ser apreciada pelos turistas em fontes espalhadas em praças em vários bairros. Além da água, as mineradoras produzem ainda sucos, água com sabores, chás e isotônicos.

O nome da cidade tem origem na língua tupi, como corruptela de Rindoya ou Rindheio, que significa "água insípida e morna ao paladar". As origens históricas do município remontam ao século 17, mas sua emancipação política aconteceu somente em 21 de abril de 1965.

As atrações turísticas de Lindoia possibilitam principalmente a fruição da natureza. Do alto do Cristo Redentor ou do morro do Mosquito, os pontos mais altos da cidade, é possível observar uma vista de 100 quilômetros de extensão da serra da Mantiqueira.

Atividades esportivas aquáticas podem ser praticadas no Laguinho, com 20 mil m² de espelho d"água, ou no Grande Lago Lindoia, alimentado pelas nascentes que afloram das montanhas e com uma cachoeira em sua cabeceira. O entorno do lago também é procurado para a prática de trekking, mountain bike e motocross. No vertedouro do Grande Lago há um área de lazer com quiosques, churrasqueiras, quadras de futebol e vôlei, praia artificial e half pipe para prática de skate.

No rio do Peixe, que atravessa toda a cidade, encontram-se as cachoeiras do Salto, dos Costas e do Fecho. Há também as ilhas dos Amores e do Padre.

Situado nas proximidades do Grande Lago há o Recinto de Exposição e Lazer Antonio Toledo, com área de 10 mil m² . O centro de exposições ali construído tem capacidade para 3 mil pessoas.

As características de cidade de interior estão presentes nas praças Getúlio Vargas, a principal da cidade, onde foi construído um moderno anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, e Humberto Amaral, onde se encontra a igreja de Nossa Senhora das Brotas e também casas populares do século 19.

O turismo rural também é contemplado em Lindoia através de vários sítios e fazendas da região que recebem turistas interessados em conhecer a vida do campo. Nessas propriedades é possível conhecer a fabricação artesanal de cachaças, vinhos e sorvetes, artesanato e culinária típica. Nestas propriedades os turistas podem pescar, conhecer as plantações e os processos de criação de animais.

Distante 156 km da capital, é possível chegar a Lindoia pelas rodovias Fernão Dias, Anhanguera ou Bandeirantes.

alesp