Projetos esportivos na Baixada Santista


23/08/2007 11:31

Compartilhar:

O cantor Netinho, o prefeito de Guarujá, Farid Madi, a deputada Haifa madi e o ministro do Esporte, Orlando Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA MADI MINISTRO ESPORTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT), primeira-dama de Guarujá, solicitou o apoio do ministro dos Esportes, Orlando Silva, para a implantação dos projetos do governo federal "Segundo Tempo" e "Pintando a Liberdade" no município e na Baixada Santista. Ela participou de reunião com o ministro, o prefeito local, Farid Madi, e o cantor Netinho de Paula, nesta terça-feira, 21/8.

O projeto Segundo Tempo consiste num convênio entre o governo federal e as prefeituras, para fomentar a prática esportiva nas escolas públicas. O aluno estuda em um período e, no outro, pratica esportes. O governo federal disponibiliza o material esportivo, uniformes e estagiários; em contrapartida, as prefeituras cedem o local para a prática da atividade esportiva, os profissionais de Educação Física e pedagogos.

Para a deputada, é importante a prática esportiva para a realização de políticas públicas voltadas ao social. "É uma forma de melhorar a vida de crianças e jovens, pois o esporte une as pessoas, promove a amizade, incentiva o trabalho em equipe, técnicas de liderança, além de ensinar o indivíduo a ganhar e a perder. E, principalmente, é uma atividade que atrai crianças e adolescentes à escola, desenvolvendo a mente e o corpo positivamente", afirmou.

Ela solicitou também a implantação do projeto Pintando a Liberdade, em que os presos confeccionam bolas e redes de campo de várias modalidades esportivas. Os reeducandos recebem R$ 2,50 por bola ou rede produzida e ganham, a cada três unidades, um dia de remissão de pena. Esse projeto já é desenvolvido em várias cidades brasileiras. Haifa acredita que a iniciativa poderia vir também para a Baixada Santista, pois contribuiria para baixar os custos das escolinhas mantidas pelas prefeituras, além de promover a reinserção social dos detentos dos presídios da região.

A implantação dos dois projetos do governo federal poderá ser feita, mediante a solicitação do prefeito e da deputada, segundo afirmou o ministro Orlando Silva. Também o cantor Netinho de Paula defendeu a destinação de investimentos em equipamentos esportivos nos pontos mais periféricos do município. "Graças aos vários shows que já realizei em Guarujá e por visitar a cidade freqüentemente, em virtude do imóvel que possuo aqui, conheço um pouco dos problemas da rapaziada da periferia, que anseia por equipamentos esportivos mais próximos de suas moradias", declarou.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp