De referência pós-cubista, a obra de Fernanda Rodante se abre a um amplo respiro expressionista


A artista Fernanda Rodante possui uma dupla natureza, uma mais clássica e rigorosamente especulativa, outra mais romântica, sentimental e efusiva. A primeira, expressa através de um desenho sólido e arquitetônico de derivação cubista, a segunda, entregue a um calor transfigurante de origem expressionista, sensual e lírica.
Não se trata de um contraste negativo, pois podemos constatar como a artista consegue harmonizar e compor os dois aspectos de sua personalidade num estilo maduro e unitário. Mas o valor poético de suas pinturas não nasce de uma alusão expressionista, surge exatamente do oposto da reconstrução da forma, seja no clima e na atmosfera de sonho da própria cor.
Trata-se de um testemunho bastante confortador especialmente nos dias atuais de plena validade de uma arte que recusa o naufrágio na irresponsabilidade criativa para afirmar, entretanto, a exigência de uma forma que nos restitue, através da obra do artista, a confiança em nos mesmos.
Sem renunciar a pressupostos figurativos e de desenho, a pintura de Fernanda Rodante se abre a um amplo respiro, não só quanto à concepção mas quanto à riqueza de luz, ao empasto das cores, à plasticidade do ritmo e sobretudo a uma habilidade totalmente moderna de composições e sobreposições. A matéria de suas obras entra no efeito total, dando ao conjunto um particular valor. São paisagens, figuras, naturezas mortas onde a cor, amalgamada na matéria, alcança também intensos e preciosos "degradés".
A obra Harmonia, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, possui traço e cor, ritmados em contraponto. Suas estruturas, de impostação pós-cubista, estão hoje cada vez mais envolvidas de uma forte fantasia e sua temática se amplia para uma realidade poética.
A artista
Fernanda Rodante nasceu em São Paulo em 1976. Dedica-se à pintura há pouco mais de seis anos, quando na metade do seu Curso de Psicologia iniciou seus primeiros trabalhos artísticos. Foi aluna dos renomados artistas João Carlos Pensa, Jorge Franco e Chen Kong Fang. Paralelamente realizou estudos de filosofia, antroposofia e espiritualismo. Hoje tem seus próprios alunos e trabalha diariamente em seu ateliê.
Recebeu inúmeros prêmios, medalha de ouro, grande medalha de prata, menções honrosas por sua participação em diversos salões de arte.
Participou das seguintes exposições: I Salão de Primavera, Suzano Plaza Shopping; Salão da Primavera - 1998, UNISA - Universidade de Santo Amaro;I Salão de Inverno, Espaço Bon Vivant; Folclore Brasileiro, SENAC - Santo Amaro; 9º Salão de Aniversário da AASA, Instituição Educacional "Prof. Pasquale Cascino"; Dia Internacional da Mulher, Market Place Shopping Center (1998); Caldeirão das Artes, Universidad Mackenzie; Espaço Cultural Infraero, "Gemellaggio II" (1999);IV Mostra de Artistas Pela Ação, Ética e Cidadania, Esporte Clube Pinheiros, O Circolo Italiano, Galeria Prestes Maia, Espaço Cultural do Conjunto Nacional Galeria de Arte Bric a Brac; Natureza Viva, Espaço Cultural Departamento Nacional de Produção Mineral; Paleta de Ouro 2000, Teatro Municipal de Cabo Frio, RJ; Descobrindo o Branco Brasil, Espaço Imagem e Forma (2000);"Abstract" Espaço Cultural; Casa da Fazenda; Figurativa Contemporânea Museu de Arte Nipo-Brasileiro (2001); Pequenos Formatos, Espaço Cultural My Guest; VI Salão de Artes, Biblioteca Municipal João XXIII - Mogi Guaçu (SP); 15º Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo, Shopping Frei Caneca; 21ª Exposição de artistas contemporâneos, Sociarte, Clube Monte Líbano; Ventos, Espaço Cultural "My Guest"; (2002);Chapel Art Show - SP; I Semana de arte da PUC - São Paulo - SP; Espaço Cultural Hotel Intercontinental e Art Factory - SP; Judith Daprá Arte e Galeria; Fang e os novos expoentes das artes plásticas - Guarujá " SP (2003); 22ª- Salão da Sociarte, Clube, Sírio Libanês, SP; "Uma Viagem de 450 anos" -SESC Pompéia - SP (2004).
Suas obras podem ser encontradas no Espaço Imagem e Forma, no Espaço Cultural My Guest, na Galeria Sergio Caribe e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações