Comissão especial para solucionar crise do Iamspe escolhe Celso Giglio como coordenador


Os deputados Adriango Diogo e Roberto Felício (PT), João Barbosa (DEM), João Caramez e Celso Giglio (PSDB), Uebe Rezek (PMDB), e Valdomiro Lopes (PSB), após discutirem as vantagens de a comissão ter como coordenador alguém com bom trânsito junto ao Executivo, com experiência em lidar com gestão hospitalar e que fosse médico, escolheram o deputado Celso Giglio, por unanimidade, para coordenar os trabalhos da comissão que pretende, no menor período de tempo possível, resolver os problemas que vêm atingindo o Iamspe. Giglio é médico, pertence à base governista e foi superintendente do Iamspe e, segundo suas próprias palavras, não podia "se omitir num momento tão importante do Iamspe", aceitando a indicação de seu nome.
Giglio falou ainda que tentará agendar um encontro com os secretários da Saúde, e da Gestão, conforme sugestão de Uebe Rezeck, mas que "nunca viu algum secretário que tivesse carinho especial pelo Iamspe. Muito pelo contrário". Daí, defendeu um encontro direto com o governador.
Adriano Diogo concordou com Giglio e falou que o secretário da Saúde não tem nenhum interesse no Iamspe, senão não o teria passado "de porteira fechada" para a Gestão.
Os deputados optaram por retomar os trabalhos de avaliação da crise do Iamspe "a partir do ponto em que estavam, sem retomar os mesmos temas a partir do zero, o que seria uma perda de tempo", como concluiu Valdomiro Lopes, afirmando que os problemas do instituto, que atende cerca de 3 milhões de pessoas entre funcionários públicos e familiares, é de financiamento, e, por isso, conseguir recursos é a prioridade dessa comissão, cuja constituição foi aprovada em sessão ordinária realizada em 11/12/2007 na Assembléia Legislativa de São Paulo. Valdomiro sugeriu que poderia ser pensada uma forma de conseguir recursos permanentes para o Iamspe não nos moldes de um novo imposto, mas, quem sabe, com o direcionamento de parte da arrecadação da Loteria Paulista, por exemplo.
O deputado Roberto Massafera (PSDB), que participou da reuinão como ouvinte, chamou a atenção para o fato de que algumas cidades do interior paulista não têm atendimento do Iamspe e que o deputado recebe constantemente cobranças da população para uma solução desse problema. O deputado Uebe Rezek, que é médico, falou que o Iamspe utiliza a tabela do SUS para remunerar os hospitais conveniados, e o valor é muito baixo. Por isso a dificuldade de encontrar hospitais em algumas localidades.
Os deputados concordaram também que ter uma assistência médica de qualidade, para a maioria dos funcionários públicos, é mais importante que um aumento salarial, uma vez que o pagamento de um plano de saúde é responsável, atualmente, por parte significativa do salário e o servidor que não tem plano de saúde, sente-se inseguro com a demora e a qualidade do atendimento do Iamspe.
Sylvio Micelli, representante dos servidores usuários do Iamspe, fez coro às sugestões dos deputados para reuniões com o Executivo e secretários, mas chamou a atenção para o equívoco que o governo comete quando não dá a devida importância a um hospital com 57 anos e que atende um décimo da população de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações