Cetesb aponta melhora na qualidade da água que abastece SP

A qualidade da água no Estado teve discreta melhora, segundo relatório apresentado pela Cetesb na manhã desta quarta-feira, 23/3, no auditório Teotônio Vilela na Assembléia Legislativa
O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb), Rubens Lara, deu início a apresentação fazendo um balanço do Relatório da Qualidade das Águas Interiores de 2004, elaborado pela empresa. A avaliação, que é produzida há 30 anos e vem sendo publicada desde 1978, aponta a qualidade da água nos principais rios e reservatórios do Estado. Segundo os dados de 2004, nos 61 pontos de captação para abastecimento público, a água considerada ótima caiu de 5% para 3%, em comparação com 2003. Por outro lado, a porcentagem de água avaliada como boa passou de 36% para 38% e a regular foi de 19% para 36%. Os índices de água ruim e péssima passaram de 29% para 18% e de 12% para 5%, respectivamente, em relação ao que foi constatado no ano passado.
Saldo positivo
Eduardo Mazzolenis de Oliveira, gerente do Departamento de Águas Superficiais e Efluentes Líquidos, disse que apesar das dificuldades o saldo é positivo e merece destaque na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22/3. "Dos três parâmetros utilizados para auferir a qualidade da água, apenas o índice que avalia a água bruta, ou seja a água disponível para abastecimento, apresentou na média os mesmos padrões de 2003. Houve uma evolução de 17% nos locais em que esta água é efetivamente captada e de 2% no índice que avalia as condições da vida aquática", afirmou.
O relatório de cerca de 300 páginas indica os percentuais de coleta e tratamento de esgotos domésticos, dados sobre cargas orgânicas, assim como acidentes ambientais e a situação dos corpos d"água receptores destes lançamentos em cada um dos 645 municípios paulistas. Disponível para "download" no site www.cetesb.sp.gov.br, o relatório serve de subsídio para as discussões e ações dos municípios, dos comitês de bacias e dos órgãos estaduais.
Necessidade de ampliação
Segundo os dados apresentados, houve um crescimento do número de cidades atendidas por redes de coleta e tratamento de esgoto, o índice que era de cobertura de 37% dos municípios passou para 39% em 2004.
Os dados, segundo avaliação dos técnicos, apontam para a necessidade da ampliação da rede de coleta e tratamento de esgotos, para o estímulo a conservação e revegetação do solo, gerenciamento da qualidade e quantidade da água disponível, com monitoramento do controle da vazão dos reservatórios para geração de energia elétrica, contenção da expansão urbana em áreas estratégicas para o abastecimento, prevenção dos acidentes ambientais, em sua maioria rodoviários, entre outros.
Para Eduardo Mazzolenis há necessidade de estender o programa de balneabilidade das águas, já feito com sucesso no litoral, para rios, lagos e reservatórios que tenham utilização turística. Para aprimorar ações com relação a conservação e uso do solo é imperativo uma maior proximidade com técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Segundo o gerente e o presidente da Cetesb a gestão compartilhada dos recursos hídricos é um caminho necessário para garantir a qualidade da água no Estado nos próximos anos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações