Clima de montanha e águas puras em Monte Alegre do Sul









A Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul fica localizada no Vale do Camanducaia, 748 metros acima do nível do mar, no antigo traçado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. O acesso a Monte Alegre do Sul pode ser feito pelas rodovias Fernão Dias, Anhangüera, Bandeirantes e D. Pedro. Alinha-se entre grandes montes integrantes das serras do Lambedos e Caraguatá, ramificações da Serra da Mantiqueira.
O município, que possui temperatura média de 18º C tem, aproximadamente, seis mil habitantes, em sua maioria descendentes de italianos, sendo que dois mil residem na zona urbana e quatro mil na zona rural. A população fixa acrescida da população flutuante chega a 12 mil pessoas.
Limita-se ao sul com a cidade de Bragança Paulista, ao norte com a Estância de Serra Negra, a oeste com Amparo e ao leste com os municípios de Socorro e Pinhalzinho.
Monte Alegre do Sul é cortada pelo rio Camanducaia, oriundo do vizinho Estado de Minas Gerais e, fora este, existem vários ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, embelezando ainda mais a bucólica paisagem natural. Localizada no Circuito das Águas, fica distante 140 km da cidade de São Paulo. As atividades econômicas que mais se destacam são o cultivo de café e morango, artesanato e hotelaria.
Seus principais pontos turísticos são as cachoeiras do Falcão e das Mostardas, o santuário do Senhor Bom Jesus, o Balneário Municipal e mais de 50 alambiques.
História
Em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista estabeleceram-se no vale do rio Camanducaia, formando sítios e fazendas de café em meio às grandes matas naturais.
Entre os que vieram para o local estava Theodoro de Assis, homem simples e abnegado devoto do Senhor Bom Jesus, colono de Antonio Pereira Marques, então proprietário da Fazenda Marquinhos. Nesta fazenda passava um ribeirão, no qual Theodoro encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus.
O devoto, contando com o bom senso do patrão, ergueu no terreno de sua casa uma pequena capela de pau-a-pique, e colocou-a sob a proteção do Senhor Bom Jesus. Mas Antonio Pereira Marques não aprovou a iniciativa de Theodoro de construir em suas terras a capelinha sem sua autorização. Sendo assim, o fazendeiro determinou que a capelinha fosse demolida.
O velho Theodoro não desistiu da luta e foi procurar o sitiante Lourenço de Godói, homem digno e dono das terras onde hoje se localiza a cidade, e lhe contou o ocorrido. O sitiante ofertou a Theodoro um terreno em que poderia construir a capelinha, sendo a mesma erguida onde hoje se localiza o coreto da Praça Bom Jesus.
Estes fatos ocorreram durante o ano de 1873, sendo de conhecimento que a citada imagem foi encontrada pelo colono em 6/8 do mesmo ano, daí a razão da festa do padroeiro ser comemorada na data de fundação da cidade.
Ao redor da capelinha foram sendo construídas várias residências, formando-se então o bairro da Capelinha. Muitos forasteiros, atraídos pelos milagres do Senhor Bom Jesus, ali se estabeleceram atraídos pelo clima e pela pureza das águas.
Em 5/3/1887 o bairro da Capelinha foi elevado a Distrito de Paz, sob a denominação de Freguesia do Bom Jesus de Monte Alegre. Em 16/11/1887, foi criado um distrito e uma subdelegacia de polícia, e também foram demarcadas as divisas da nova freguesia.
Em 1890, foi inaugurado o último trecho da estrada de ferro da Companhia Mogiana, e os trilhos chegaram à Freguesia de Bom Jesus de Monte Alegre, sendo que até então o movimento de passageiros era feito por meio de troles. Em 21/4/1909, foi inaugurada a estrada de ferro ligando Monte Alegre a Socorro, aumentando assim as relações entre o distrito e esta cidade vizinha. Em 1932, a então Igreja do Senhor Bom Jesus foi elevada à categoria de Santuário pelo Bispado de Campinas.
Em 14/12/1942, foi fundada a Estação Experimental de Monte Alegre, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, fato esse que veio trazer grande incentivo à região, bem como a melhoria sócio-econômica do homem rural.
Em 24 /12/1948, por força da Lei 233, foi elevada a categoria de município com o nome de Monte Alegre do Sul. Em 12 /12/1964, agora pela Lei 8.517, Monte Alegre do Sul passou a ser estância hidromineral. Em 1978, pela Lei 1.844, Monte Alegre do Sul foi transformada em estância turística. Em 8/5/1986, através da Lei 5.091, Monte Alegre do Sul voltou a ser considerada estância hidromineral.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações