Comissão de Segurança Pública tenta esclarecer casos polêmicos

Da Redação
No primeiro semestre de 2004, a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa buscou esclarecer fatos que ganharam o noticiário por sua gravidade, como o caso da cadeia de Diadema. O ex-diretor da Cadeia Pública de Diadema, delegado João Alves de Almeida, compareceu à comissão para falar sobre sua atuação no período em que o local, interditado por decisão judicial, foi palco de fuga e mortes de presos. A advogada Clara Andrade e o presidente da Câmara Municipal de Diadema, Marco Antonio Hernandes, acompanharam com os deputados da comissão o depoimento.
Os fatos
O delegado afirmou que assumiu o cargo de diretor em setembro de 2001 e já passou a notar irregularidades na cadeia de Diadema. Almeida teria comunicado oficiosamente os superiores, até decidir pedir a interdição do local em janeiro de 2002, em razão da superlotação. "Sem resposta, tive que repetir o pedido em dezembro de 2002. Entretanto, a cadeia só foi interditada, por ordem judicial, em 17/12/03", declarou o delegado, lembrando que a partir desse dia os presos deveriam ser transferidos em até 90 dias e nenhum outro detento poderia ser aceito na unidade.
João Almeida oficiou aos superiores sobre a interdição e solicitou ao secretário de Administração Penitenciária a indicação de um novo local para abrigar os presos. "A resposta só foi dada após 40 dias e, nesse período de indefinição, recebemos mais presos e aconteceram na cadeia duas mortes e uma fuga", informou Almeida. "A responsabilidade do incidente foi atribuída a mim. Indignei-me e excedi nos pronunciamentos, apontando secretários como príncipes e o governador como um rei. Foi um ato de defesa".O delegado ainda disse que há várias cadeias no Estado nas mesmas condições em que se encontrava a de Diadema.
Segurança privada
Entre as discussões programadas para o segundo semestre, está agendada para agosto reunião conjunta entre as Comissões de Segurança Pública, de Direitos Humanos e de Relações do Emprego, do Congresso Nacional, para debater a atuação de empresas e profissionais de vigilância e segurança privada.
A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), presidente da comissão, ratificou a importância do debate lembrando que o Parlamento paulista tem questionado a falta de preparo da segurança privada no Estado. A reunião foi agendada após o aumento de reclamações e de agressões cometidas pelos seguranças de estabelecimentos comerciais e casas de shows.
Compõem a Comissão de Segurança Pública os deputados Mauro Menuchi (PT) - vice-presidente; Vanderlei Siraque (PT); Ubiratan Guimarães (PTB); Afanasio Jazadji (PFL); Romeu Tuma Júnior (PPS) e Conte Lopes (PP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações