Caravana propõe integrar ações para mudar a relação entre jovens e violência


MAU.jpg)
Em sua parada em São Paulo, a Caravana Comunidade Segura 2007, criada pela Organização Viva Rio, procurou reunir nesta quinta-feira, 20/9, na Assembléia Legislativa, poder público e sociedade para discutir a violência entre jovens e adolescentes.
"Precisamos acabar com o mito de que os jovens são os principais perpetradores da violência", afirmou Clarissa Huguet, da equipe de trabalho Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada, da Viva Rio, e autora da cartilha "O impacto da violência sobre crianças e jovens", distribuída no evento. Ela apresentou levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, segundo o qual 1% dos homicídios e 4% do total de crimes (a maioria contra o patrimônio) no Estado são cometidos por jovens.
Clarissa complementou sua exposição com dados da Subsecretaria da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), do Ministério da Justiça, que apontam que, em 2004 os 39,6 mil adolescentes em conflito com a lei representavam apenas 0,2% do total de 25 milhões de jovens no Brasil. "Esse número não justifica mexer em cláusula pétrea da Constituição, para reduzir a maioridade penal", ela argumentou.
Para redirecionar o foco dessa discussão e reverter conceitos amplamente disseminados, a Caravana Comunidade Segura tem entre seus objetivos criar uma rede que, a partir de ações locais, adote medidas práticas, integrando poder público, Igreja, ONGs e outros atores, afirmou André Porto, coordenador da caravana.
"Para o futuro do país é fundamental a união de forças de quem trabalha com a questão dos jovens e crianças em situação de risco. Precisamos desarmar essa bomba-relógio", ele afirmou.
Na avaliação de Clarissa, o momento para essa mudança é oportuno. Um dos indicadores dessa transformação, segundo ela, é o Programa Nacional de Segurança em Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que abrange 94 ações e "volta os olhos para os jovens que já estão envolvidos com a criminalidade. Antes, o jovem precisava estar estudando para poder participar de programas do governo federal".
Oficinas de capacitação e discussão de propostas foram algumas das atividades da Caravana Comunidade Segura, que está em sua quarta edição e este ano já passou por Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. Também participaram do seminário inicial, na Assembléia Legislativa, representantes do movimento Sou da Paz, do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud) e da Japan International Cooperation Agency (Jica).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações