Programa de combate ao alcoolismo será encaminhado à Assembleia



Anúncio do projeto foi feito pelo governador em cerimônia com a presença do presidente da Casa
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, participou nesta segunda-feira, 1º/8, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, do anúncio do Programa Estadual de Políticas sobre o Álcool, que combaterá, prioritariamente, o uso do álcool na infância e adolescência.
Na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin assinou projeto de lei, que será encaminhado ao Parlamento paulista, criando instrumentos de promoção ao combate, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para os dependentes químicos. A fiscalização e as sanções também serão mais rígidas.
Munhoz louvou o fato de a ação governamental combater a causa que tanto gera violência, acidentes de trânsito e inúmeras doenças. Ele afirmou, em discurso, que o Parlamento paulista está integrado e empenhado nesta luta em busca de uma juventude mais sadia.
O jovem deputado Cauê Macris (PSDB) citou que é testemunha do alto consumo de bebidas pela juventude, realidade que muitos pais desconhecem. Parabenizando o governo do Estado pela iniciativa, ele disse que "São Paulo entra na vanguarda nesta luta". Outros dois parlamentares da Assembleia estiveram presentes ao evento: Jooji Hato (PMDB) e Pedro Tobias (PSDB).
O secretário da Saúde de São Paulo, Guido Cerri, apresentou dados sobre o alcoolismo no Brasil. Segundo estatísticas, 50% dos acidentes automobilísticos, 20% das internações, 60% dos casos de violência doméstica e 50% das faltas ao trabalho têm origem no uso do álcool.
Cerri alertou ainda que 18% dos jovens entre 12 e 17 anos bebem regularmente, e que o consumo tem se iniciado na faixa dos 13 anos de idade, normalmente nos próprios lares e locais públicos, que toleram essa prática. Por fim, o secretário disse que quatro entre dez menores compram livremente bebida alcoólica no comércio.
O governador frisou que pela nova legislação proposta, os estabelecimentos que a descumprirem, permitindo a compra e o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no local, serão punidos com multas, interdição do estabelecimento por até 30 dias e perda do registro de sua inscrição junto ao cadastro de contribuintes do ICMS. Atualmente, só é possível punir os estabelecimentos se houver flagrante da venda. Com a alteração prevista, o consumo no local também ensejará punição, o que facilitará a fiscalização.
Secretários estaduais da Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Educação e Desenvolvimento Social, bem como o procurador-geral de Justiça, estiveram presentes e também estarão envolvidos neste programa, que terá apoio, ainda, de entidades da sociedade civil organizada, como igrejas e escolas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações