Furnas comemora 400 mil ligações do Luz para Todos


11/09/2009 18:45

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/LUZPARATODOSPUBL_0012ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Ribeiro, José Orlando de Castro, José Candido, Simão Pedro, Leonardo, Sinval Ladeira e José Furian Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/LUZPARATODOSMESA_0010ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As 400 mil ligações do programa Luz para Todos promovidas pela empresa Furnas na região sudeste e no Estado de Goiás foram objeto de ato solene realizado na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 10/9, por iniciativa dos deputados petistas Simão Pedro, Rui Falcão e José Candido e do peemedebista Baleia Rossi.

Durante o evento, que teve a presença de diversas autoridades e exposição de dados sobre as instalações elétricas citadas, feita pelo assessor técnico de Furnas, Ednaldo Camargo, foi lançado o selo "Luz para Todos".

No censo feito pelo IBGE em 2000, os pontos de concentração de pobreza no país coincidiam com as localidades sem energia elétrica, o que indica que esses dois tópicos estão praticamente vinculados. Em São Paulo, a região mais carente em ligações de luz é o Vale do Ribeira.

Lançado em 2004, o programa prevê o acesso gratuito a ligações elétricas para famílias carentes. O "Luz para Todos" deveria ter sido encerrado no ano de 2008, mas por conta da grande demanda foi estendido até 2010, sob coordenação da empresa Furnas. Até o final de maio último, o governo federal já liberou R$ 6,9 bilhões para o programa.

Participaram da mesa os deputados Simão Pedro e José Candido, o deputado federal Vicentinho, a prefeita de Registro Sandra Kennedy, o coordenador regional do programa "Luz para Todos" na região Sudeste e em Goiás, Sinval Ladeira, do coordenador do programa em São Paulo, Fernando Ribeiro, e do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, José Furian Filho.

alesp