Comissões elegem vice-presidentes
Quatro comissões permamentes da Assembleia Legislativa elegeram vice-presidentes nesta quarta-feira, 25/5: Assuntos Metropolitanos e Municipais; Ciência, Tecnologia e Informação; Transportes e Comunicações; e Infraestrutura.
O deputado Hamilton Pereira (PT) foi eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, órgão que optou por se reunir quinzenalmente às quartas-feiras, às 13h30. O presidente da comissão, Celso Giglio (PSDB), disse que há muitos temas importantes a serem debatidos, principalmente com a aprovação, no dia 24/5, do PLC 6/2005, que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo. Giglio ainda se referiu à questão dos chamados "emancipantes" - distritos de cidades que pleiteiam ser elevados à condição de municípios -, lembrando que apresentou a Proposta de Emenda Constitucional 2/2010, que devolve aos Estados a prerrogativa de desmembrar municípios. PEC semelhante já foi aprovada nos Estados do Rio Grande do Sul e de Pernambuco e a questão está sob análise do Supremo Tribunal Federal. Giglio sugeriu que a comissão ouça representantes dos distritos na próxima reunião.
A criação de novos municípios deve ser bem estudada, com estabelecimento de normas rígidas, disse Edson Ferrarini (PTB), que citou as críticas que o Legislativo recebeu em 1992, quando aprovou a criação de 52 cidades, algumas sem condição de ser autossuficientes. Celino Cardoso (PSDB) também defendeu atitude cautelosa em relação à questão.
O estabelecimento da Região Metropolitana de São Paulo levantará problemas importantes das 39 cidades, disse Jooji Hato (PMDB), como o saneamento em Francisco Morato. Beto Trícoli (PV) disse que uma das questões a debater é a da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Donisete Braga (PT) citou a Aglomeração Urbana de Sorocaba, e Isac Reis (PT) os problemas da região de Carapicuíba. A deputada Telma de Souza (PT) informou que pedirá audiência pública em Santos para discutir as questões da Região Metropolitana da Baixada Santista. (MF)
Ciência, Tecnologia e Informação
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação elegeu por unanimidade o deputado Sebastião Santos (PRB) vice-presidente da comissão. Presidido pelo deputado Vitor Sapienza (PPS), o órgão decidiu ainda que suas reuniões ocorrerão todas as quartas-feiras, às 15h30. "Minha intenção é fazer um bom trabalho à frente desta comissão. Pretendo ouvir a USP, a Unesp e as escolas técnicas, entre outras instituições", disse Sapienza. Hamilton Pereira (PT) ressaltou que, tendo em vista a reorganização da Região Metropolitana de São Paulo, a comissão será muito cobrada, já que haverá demanda para debate de propostas que visem o desenvolvimento tecnológico da região. Foi aprovada pela comissão a pauta da próxima reunião, sugerida pelo deputado Welson Gasparini (PSDB), que tem por objetivo ouvir os empresários da Biomater, empresa de materiais e embalagens biodegradáveis e agroecológicas. Estiveram presentes à reunião os deputados Carlos Cezar (PSC) e Beto Trícoli (PV). (BA)
Transportes e Comunicações
Em reunião especial convocada pelo presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Edmir Chedid (DEM), foi eleito como vice-presidente para o biênio 2011/2012, o deputado Antonio Mentor (PT). A votação foi unânime. Presentes os deputados Carlos Pignatari, João Caramez e Orlando Morando, do PSDB; Antonio Mentor, Gerson Bittencourt e a deputada Ana Perugini, do PT; Rogério Nogueira (PDT); Roberto Moraes (PPS); Baleia Rossi (PMDB) e Marcos Neves (PSC). Ficou também estabelecido que as reuniões ordinárias serão às quartas-feiras, às 14h30. (MZ)
Infraestrutura
A Comissão de Infraestrutura, presidida pelo deputado José Zico Prado (PT), também elegeu nesta quarta-feira, 25/5, a sua vice-presidente. Por unanimidade foi escolhida a deputada Regina Gonçalves (PV). Participaram de reunião, além dos deputados já citados, Carlão Pignatari e Geraldo Vinholi, do PSDB, Geraldo Cruz (PT), Edmir Chedid (DEM) e Alex Manente (PPS). (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações