Governador do Amazonas quer estreitar união com o Estado de São Paulo


06/08/2007 15:38

Compartilhar:

Presidente Vaz de Lima e governador Carlos Eduardo Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/amazonas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Braga e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AMAZONAS PRE 64 LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sua visita ao presidente da Assembléia Legislativa na manhã desta segunda-feira, 6/8, o governador do Estado do Amazonas, Carlos Eduardo Braga, pediu um tratamento melhor para os produtos feitos na Zona Franca de Manaus e uma união maior entre São Paulo e aquele Estado. O presidente Vaz de Lima abordou a questão ambiental, ressaltando a necessidade de preservação daquela região.

Vaz de Lima avaliou que a região amazônica passou por dois modelos de gestão econômica bem diferentes, um, representado pelo Estado do Pará, que foi mais voltado para a exportação do minério, exploração da madeira e das castanhas. O outro modelo optou pela criação da Zona Franca, que gerou desenvolvimento sustentável e uma maior preservação do meio ambiente. Vaz de Lima afirmou que o primeiro resultou em graves problemas fundiários e de meio ambiente.

Para Eduardo Braga, no caso do Amazonas, não se trata de guerra fiscal, pois esta pressupõe que um Estado levaria vantagem sobre outro através de incentivos fiscais. Para o governador, há verdadeira discriminação do produto produzido em Manaus. No caso, ele analisa, "o que se faz é importar mão-de-obra da China, enquanto que o Brasil exporta a sua quando envia a matéria-prima". Braga afirmou que a entrada descontrolada de produtos chineses provoca um desequilíbrio no mercado, o que é prejudicial a todos.

Ao final do encontro, Vaz de Lima, que foi convidado a visitar o Amazonas, observou que o governador iniciou sua vida pública no Legislativo, tendo sido vereador, deputado estadual e federal, conhecendo, portanto, os trabalhos realizados pelos parlamentares. Eduardo Braga veio a São Paulo participar, como palestrante, do Fórum de Debates Político e Empresarial da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

alesp