Presidente faz balanço de gestão em programa da ALTV

O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, participou nesta sexta-feira, 2/3, do programa Prestando Contas, da ALTV, onde fez um balanço de sua gestão, respondendo a perguntas do repórter Jorge Machado.
Rodrigo Garcia falou sobre o aumento do número de deputados jovens na próxima legislatura. "Lembro-me de que quando assumi meu primeiro mandato, só outros dois deputados tinham menos de 30 anos, como eu." Para o presidente, é bom ver a bancada jovem crescer no Parlamento paulista.
Rodrigo Garcia destacou que a Mesa Diretora promoveu importantes reformas na infra-estrutura do Parlamento, como a construção do anexo do Palácio 9 de Julho e a modernização do Plenário Juscelino Kubitschek. "O JK ficou adequado para que os parlamentares continuem a tomar importantes decisões." Tudo foi projetado respeitando a preocupação de economizar nos gastos.
Consolidação das leis
De acordo com o presidente, a consolidação das leis foi um dos mais importantes trabalhos da atual Mesa Diretora, uma vez que havia em São Paulo um emaranhado de leis compondo a legislação estadual. "Demos continuidade a um trabalho que teve início em 2005 e que, quando assumimos, ainda estava no papel."
Foi feito um levantamento das 30 mil leis então existentes no Estado, editadas desde o início da República. Essas leis foram analisadas e as que não tinham mais validade foram revogadas, um total de aproximadamente 19 mil. "Foi um processo lento, que levou tempo e foi muito bem conduzido pelo então presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Cândido Vaccarezza." O presidente também ressaltou o trabalho dos funcionários do Departamento de Documentação e Informação a Casa.
As cerca de 11 mil leis restantes estão sendo consolidadas em códigos, de acordo com o tema. Um meio mais fácil de consulta para a população. "A próxima legislatura já pode trabalhar dessa forma, consolidando as leis ano a ano."
Parcerias e protocolo de intenções
Rodrigo Garcia lembrou que, após serem eleitos, os deputados acabam ficando um pouco distantes da população e que as parcerias permitem a aproximação entre a instituição e a sociedade civil organizada. "Hoje, a Assembléia se relaciona com mais de 65 entidades." A Casa é aberta à população, mas a diferença é que toda vez que o Legislativo aprecia matéria de interesse de uma entidade parceira, esta é comunicada. "O protocolo de intenções trouxe transparência à Assembléia e maior participação da sociedade civil. É a instituição despersonalizando a ação."
CPIs e Orçamento
O presidente afirmou que a instalação de CPIs representava um imbróglio legislativo, uma vez que o Regimento Interno da Assembléia tinha um dispositivo que vinculava a instalação de CPI à aprovação da maioria no Plenário. "O Supremo Tribunal Federal entendeu que isso era ilegal." Os pedidos deveriam ser analisados pela Presidência da Casa. "Decidi pela instalação em ordem cronológica. A próxima legislatura já poderá trabalhar no novo formato."
Quanto ao Orçamento, o presidente declarou que sua gestão inovou ao promover o debate sobre o tema em audiências públicas promovidas em todo o Estado, num forte trabalho da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo deputado José Caldini Crespo (PFL). "Esse trabalho deve ter continuidade, pois é um bom mecanismo para ouvir a sociedade."
Restaurante-escola e ALTV
O presidente definiu o convênio entre a Assembléia e a Prefeitura de São Paulo para o restaurante-escola do Legislativo como um trabalho criativo. "Utilizamos a prestação de serviços para oferecer a oportunidade a jovens carentes de se profissionalizarem, mediante bolsa de estudos." Duas turmas já se formaram e mais de 100 jovens já estão no mercado de trabalho, em razão do convênio com as franquias solidárias, que fizeram a inclusão dessa mão-de-obra.
A nova programação da ALTV foi elogiada pelo presidente. Ele disse que a emissora é um potente instrumento para a relação entre o Legislativo e a sociedade. Segundo Rodrigo Garcia, o jornalista Florestan Fernandes foi convidado a dirigir a TV da Assembléia, para promover uma renovação, com novos programas. O presidente destacou o RG Paulista, que homenageia personalidades do Estado, e citou como exemplo o programa sobre o empresário e bibliófilo José Mindlin (ver matéria nesta edição).
Missão cumprida
Durante sua gestão na presidência, Rodrigo Garcia assumiu o governo do Estado por alguns dias, em razão de breve afastamento do então governador Cláudio Lembo. "Aos 32 anos, assinei o Livro dos Governadores, foi uma honra reforçar a democracia entre os poderes."
Para Rodrigo Garcia, o maior desafio enfrentado na presidência foi manter o equilíbrio das forças dentro de um poder colegiado. "Procurei ser justo, compreendendo e respeitando todas opiniões divergentes."
Garcia afirmou que está pronto para os embates em plenário no próximo mandato, o terceiro como deputado. "Na presidência deixei de fazer juízo de valores de uma ou outra matéria para representar o poder com equilíbrio. Agora vou defender meus ideais, mas com uma visão mais ampla, depois de ser presidente. Deixo de enxergar só a árvore para poder ver toda a floresta."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações