Parlamentar participa do Fórum das Organizações Sociais


08/12/2005 16:16

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim participou do Fórum das Organizações Sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JARDIM  SOCIAIS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PPS e membro da Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21 Paulista na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim, participou nessa quinta-feira, 8/12, no Sítio dos Morrinhos (Zona Norte de São Paulo), do Fórum das Organizações Sociais, promovido pela subprefeitura da Casa Verde.

Jardim falou sobre o tema Agenda 21- Desenvolvimento Social para um público de 100 pessoas, formado por representantes de entidades, lideranças comunitárias e moradores da região. Estavam também presentes o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o subprefeito da Casa Verde, Marcos Gadelho, e o vereador Juscelino Gadelha(PSDB).

Jardim abordou aspectos históricos e conceituais da Agenda 21 e da sua implementação nas várias esferas do poder público nos âmbitos municipal e federal. Avaliou os avanços que estão sendo conquistados pela Frente Estadual na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Outro ponto destacado foi o trabalho do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), criado a partir da solicitação da Assembléia Legislativa à Fundação Seade para a construção de indicadores que expressassem o grau de desenvolvimento social e econômico dos 645 municípios do Estado de São Paulo. A partir desse sistema de indicadores, a Assembléia Legislativa passou a dispor de novos subsídios para a reflexão a respeito dos elementos que induzem diferentes desempenhos econômicos e sociais dos municípios paulistas.

"A Agenda 21 vem se constituindo em instrumento de fundamental importância na construção dessa nova ecocidadania, um processo social no qual os atores vão pactuando paulatinamente novos consensos e montando uma agenda possível rumo ao futuro que se deseja sustentável."

Portanto, a Agenda 21, que tem provado ser um guia eficiente para processos de união da sociedade, compreensão dos conceitos de cidadania e de sua aplicação, é hoje um dos grandes instrumentos de formação de políticas públicas no Brasil. Fica o desafio para a Zona Norte de São Paulo avançar na construção da sua agenda de propostas no sentido de implementar ferramentas de sustentabilidade da região, que certamente trarão resultados positivos para a qualidade de vida da população local.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp