Governo lança programa Professores Auxiliares


25/06/2007 18:27

Compartilhar:

Governador Serra e deputado Said no lançamento do projeto Professor Auxiliar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAID SERRA PROGRAM PROFESS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Said Mourad (PSC) participou, no dia 21/6, com o governador José Serra, da apresentação de mais uma etapa do Programa Ler e Escrever, com o início oficial das atividades dos professores auxiliares nas classes de 1ª série do Ensino Fundamental. Os auxiliares são universitários selecionados por instituições de ensino conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação. Eles têm como tarefa auxiliar os professores regentes no processo de alfabetização dos alunos.

"Na prefeitura da Capital, onde o programa começou, o percentual dos alunos que chegavam ao terceiro ano sem saber ler e escrever baixou de 40% para 15%. E isso sem que o programa tivesse acontecido plenamente. Nas escolas do Estado vai acontecer a mesma coisa", afirmou o governador José Serra, durante visita à Escola Estadual Ennio Voss, no Brooklin Paulista, zona sul da Capital, onde foi ver de perto o funcionamento do programa recém-implantado. Ao seu lado estava a secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos.

Segundo o deputado Said Mourad, "a Secretaria da Educação informa que os primeiros professores auxiliares já estão em 1.182 classes de 405 escolas da Capital. Foram destinados ao programa R$ 14,4 milhões e a expectativa é que, até o final do primeiro semestre deste ano, eles estejam em 3.085 classes, de 613 escolas, atendendo a 102.763 alunos da rede estadual de ensino", disse Mourad, lembrando que "o governo deve implantar o programa por partes. Vai começar na Capital, posteriormente vai para a Grande São Paulo, e depois para o interior".

Com o projeto Professor Auxiliar, o Estado procura aprimorar o processo de aprendizado logo no início do ensino fundamental, ciente de que esses primeiros passos são determinantes para o progresso do aluno nos anos seguintes. "Começando bem o processo de alfabetização, ele será concluído com sucesso. Com o professor auxiliar, o atendimento será mais individualizado. É mais um recurso que se disponibiliza para que a alfabetização aconteça bem", explicou Maria Lúcia Vasconcelos.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp