Audiência discute Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
26/03/2008 20:55
rob.jpg)


Aconteceu nesta quarta-feira, 26/3, no Auditório Teotônio Vilela, audiência pública para discutir a implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Estado. Convocada pela liderança do PT em conjunto com entidades do movimento de mulheres, o evento contou com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire.
Além da deputada Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, e da ministra, compuseram a mesa dos trabalhos o desembargador Luiz Augusto de Sales Vieira, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Mônica de Melo, representante da Defensoria Pública; Orion Francisco Marques, representando o governador José Serra e o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Marzagão; os deputados petistas Simão Pedro, Roberto Felício e Marcos Martins e representantes do movimento de mulheres.
O pacto foi lançado pelo presidente Lula, em agosto de 2007, durante a 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e reúne ações a serem executadas nos próximos quatro anos, por diferentes órgãos da administração pública, com o objetivo de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. O pacto já foi implantado no Rio de Janeiro, Pará e Espírito Santo.
A ministra Nilcéa destacou que o Pacto é um programa amplo que tem quatro vertentes: a plena implementação da Lei Maria da Penha; a preservação dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher; o enfrentamento da exploração sexual, inclusive o tráfico de mulheres e o respeito aos direitos das mulheres encarceradas.
"Temos de integrar a ação das três esferas de governo, por isso é fundamental que o executivo paulista seja parceiro na implementação do pacto. No Estado eu destacaria duas ações prioritárias, a consolidação da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, ou seja, a plena aplicação da Lei Maria da Penha, e a promoção dos direitos humanos das mulheres que vivem a situação de prisão. São Paulo é o Estado onde há o maior número de mulheres encarceradas e uma das ações que estamos fazendo é o mutirão nacional para a revisão das penas", afirmou.
Como ações que deverão ser implementadas no Estado, os oradores destacaram a ampliação da Defensoria Pública com a implantação de núcleos especializadas no atendimento à mulher; a ampliação do número de delegacias especializadas, que hoje são apenas 137; a criação de juizados especiais, com a especialização dos diversos agentes públicos e ações que possam contribuir para uma mudança cultural em relação à mulher.
A deputada Ana Perugini destacou que, apesar ter havido avanços, a mulher ainda sofre várias formas de opressão e é necessário que sejam implementadas políticas públicas afirmativas que garantam a igualdade de direitos às mulheres, que representam hoje mais de 50% da população brasileira.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações