Presidente Vaz de Lima recebe Medalha do Mérito Legislativo de Minas Gerais

Na noite desta segunda-feira, 24/11, em Belo Horizonte, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, em seu mais alto grau (Grande Mérito). A cerimônia, promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, foi realizada no Palácio das Artes e aplaudida por mais de mil convidados. Com um discurso pontuado por citações de personagens de Guimarães Rosa, o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), prestou homenagem ao centenário de nascimento do escritor mineiro. A capacidade de mudança do ser humano, contida numa reflexão do narrador do romance "Grande Sertão: Veredas", forneceu ao presidente uma fundamentação para o modo mineiro de fazer política:
"A inovação provocada pela mudança é que torna mais eficaz a política, quebrando a estreiteza e a rigidez dos conceitos e dos usos tradicionais. É assim que legislar torna-se a capacidade de resolver as transformações históricas, tornando a atividade parlamentar cada vez mais interativa com a sociedade civil nas formas do exercício da responsabilidade e das modalidades de deliberação", disse Pinto Coelho.
Também o orador oficial, Murilo Badaró, que preside a Academia Mineira de Letras, valorizou a temática de Guimarães Rosa e deu relevo ao Parlamento mineiro que, segundo ele, "inclui-se entre aquilo que Minas tem de mais nobre e altruísta em sua formação liberal e democrática. Ele contribui pelo debate franco e aberto de todos os problemas do conturbado momento por que passa a sociedade, busca soluções aos desafios que põem permanentemente à prova nossa capacidade de luta e abnegação".
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra 22 autoridades, sob a presidência de Alberto Pinto Coelho. Foram elas o vice-governador Antônio Anastasia; o senador Wellington Salgado; o deputado federal Custódio Mattos; o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembléia paulista, deputado Vaz de Lima; o procurador Paulo Roberto Cançado; o secretário de Governo, Danilo de Castro; o acadêmico Murilo Badaró; e os deputados da Mesa Diretora, do Conselho da Medalha e lideranças partidárias. A medalha, criada em abril de 1982, destina-se a homenagear personalidades que tenham se destacado, durante o ano, por suas realizações e méritos, tornando-se merecedoras do especial reconhecimento da Assembléia Legislativa de Minas.
Receberam a medalha no grau Grande Mérito 11 autoridades: o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado José Carlos Vaz de Lima; o presidente do TRE-MG, desembargador José Tarcízio de Almeida Melo; o senador Wellington Salgado; o presidente da mineradora AngloGold Ashanti, Hélcio Roberto Martins Guerra; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro; os deputados federais Virgílio Guimarães e Custódio Mattos, este último eleito prefeito de Juiz de Fora; o comandante geral dos Bombeiros, Cel Gilvan de Almeida Sá; o comandante da 4ª Região Militar, general José Mário Facioli; o técnico de vôlei do Minas Tênis Clube, José Francisco Filho; e a Academia Mineira de Letras, por seu presidente, Murilo Badaró.
Guimarães Rosa
Neste ano, a cerimônia de entrega da medalha teve como tema o centenário de nascimento do escritor mineiro Guimarães Rosa. Uma cenografia especialmente concebida para a ocasião se destacava no portal de entrada e no palco do Palácio das Artes. Duas inovações contribuíram para agilizar a cerimônia: a identificação eletrônica dos agraciados ao se apresentarem à Chancelaria, e seu posicionamento no próprio palco, para alcançarem mais rapidamente o dispositivo de agraciamento.
Durante a solenidade, foram projetadas imagens que retratam a vida no sertão de Minas, de autoria dos fotógrafos Miguel Aun e Márcio Metzker. A trilha sonora de modas de viola, sons de pássaros e aboios também foram escolhidas dentro do mesmo tema. O percussionista Lenis Rino apresentou um número com tambores para a entrada dos Dragões da Inconfidência, que conduziram as medalhas ao palco. O hino nacional foi cantado pela soprano Rita Medeiros, acompanhada pelo tecladista Maurício Veloso.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações