Instituto Histórico e Geográfico e Assembleia homenageiam jurista Damásio de Jesus


08/09/2010 20:20

Compartilhar:

Damásio de Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/DAMASIO MAC.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Damásio de Jesus durante ato solene em sua homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/DAMASIO2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membro do instituto, o procurador de Justiça aposentado é referência doutrinária em direito penal



Ato solene realizado na Assembleia paulista pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 3/9 prestou tributo ao professor e jurista Damásio Evangelista de Jesus com a outorga a ele do Colar Dom Pedro 1º. A solenidade decorreu a pedido do deputado Fernando Capez (PSDB) e foi coordenada pela presidente do instituto, Nelly Martins Ferreira Candeias.

Na mesma data, foi homenageado com o Colar do Centenário o engenheiro civil e administrador de empresas Rogério Ribeiro da Luz, por sua colaboração ao Instituto Histórico e Geográfico paulista, e diplomada como novo membro do instituto a advogada Maria Odete Duque Bertasi.

Ao saudar o professor Damásio, Nelly destacou o empenho do instituto em homenagear alguém cuja vida, dedicada à edução e ao direito, serve como paradigma às novas gerações, e que os múltiplos talentos do jurista sempre foram postos a serviço do Brasil. "O professor Damásio tem a habilidade de construir para seus alunos uma ponte entre a moral, a ética e as questões do dia a dia, usando exemplos do cotidiano onde a aplicação de uma moral elevada é possível e desejável", afirmou a presidente.

O deputado Capez, que foi aluno de Damásio de Jesus, emocionou-se ao prestar seus cumprimentos ao jurista, enfatizando a importância do professor em sua vida, como exemplo de dedicação, sabedoria e honestidade. "Compareço aqui não como ex-aluno, pois ainda me sinto aluno do professor Damásio, a quem considero o grande arquiteto da minha profissão", disse. Citando a Bíblia, "sempre lida pelo professor", o parlamentar referiu-se aos três dons do ser humano, propostos por São Paulo de Tarso em uma de suas epístolas aos Coríntios: fé, esperança e amor, relacionando os dois primeiros aos outros homenageados da noite, ressaltando que ali estava para trazer a Damásio o seu amor.

Participaram também da solenidade Paulo Tenório de Assis Marques e Ricardo Cardoso de Mello Tucunduva.

O coral da Polícia Militar, regido pelo 2º tenente-músico Ismael Alves de Oliveira, além do Hino Nacional apresentou outras canções brasileiras no início da cerimônia.



O homenageado



Damásio Evangelista de Jesus nasceu em 4 de julho de 1935, na cidade de Cerquilho, São Paulo. É casado, tem duas filhas e sete netos. É advogado criminalista, parecerista, diretor-geral da Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, fundada por ele, presidente e professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de mais de 20 livros na área do direito.

Atuou durante 26 anos no Ministério Público do Estado, tendo se aposentado, em 1988, como procurador de Justiça. Participou de trabalhos realizados para o Ministério da Justiça, a prefeitura de São Paulo, a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado.

Atuou também como representante brasileiro em várias sessões organizadas pela ONU, onde discutiu temas abordando a prevenção ao crime e a justiça penal, os crimes de corrupção nas transações comerciais internacionais, o controle de porte e uso de armas de fogo, entre outros.

É ainda membro do Conselho Jurídico da Federação da Indústria de São Paulo, professor convidado dos cursos de especialização em direito penal, de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Austral de Buenos Aires, de especialização em direito penal da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, de pós-graduação lato sensu " especialização em direito penal " da Escola Paulista da Magistratura, do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Jurisprudência da Universidade de Estudos de Salerno (Itália), membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e conselheiro do Instituto O Direito por um Planeta Verde.



Fonte: site do Complexo Educacional Damásio Evangelista de Jesus (http://www.damasio.com.br/complexo_juridico/damasio_de_jesus.aspx).

alesp