Anunciada expansão das escolas em tempo integral

O deputado Milton Flávio (PSDB) participou, no dia12/01, na EE Alfredo Paulino, localizada no Alto da Lapa, em São Paulo, do anuncio da expansão do número de escolas que participam do Projeto "Escola de Tempo Integral". O evento contou ainda com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Educação, Gabriel Chalita, e de centena de diretores de escolas estaduais, além de autoridades ligadas à área de educação.
Em 2006, 432 escolas da rede pública estadual vão funcionar em período integral. Quando a proposta foi lançada pelo Governo do Estado, em 8 de dezembro, a expectativa era de que cerca de 150 escolas adotassem o novo sistema. Mas a demanda foi muito superior à previsão inicial. No interior, 318 foram aprovadas, depois de passarem pela avaliação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado. Na Grande São Paulo, 114 estabelecimentos foram integrados ao novo sistema.
O secretário Gabriel Chalita esclareceu que a partir deste ano letivo, os alunos das escolas participantes vão entrar às 7 da manhã e sair às 16 horas. Eles terão três refeições na escola (lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde). Mas a maior mudança ocorrerá dentro da sala de aula. Pela manhã, terão aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, participarão de oficinas com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas); de várias modalidades esportivas (além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos); de atividades de orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, leitura e informática; de práticas em salas-ambientes de ciências físicas e biológicas; e de práticas de educação ambiental e qualidade de vida, entre as quais lien ch´i e meditação.
Chalita anunciou ainda que a rotina diária inclui também aulas de língua estrangeira moderna e de filosofia (estas com a finalidade de trabalhar conceitos de ética e orientar as crianças a respeito da arte de conviver em comunidade, estimulando o respeito pelos outros e o desenvolvimento de valores morais), além de atividades direcionadas para a cultura empreendedora e o estímulo a atividades juvenis.
A maior novidade da Escola de Tempo Integral é o projeto didático-pedagógico, que poderá assumir feições diferenciadas de uma escola para outra, dependendo das características culturais, da realidade econômica e das necessidades da comunidade.
As Escolas de Tempo Integral começarão a funcionar em 205 municípios paulistas, distribuídas em 87 das 90 Diretorias de Ensino. A capital lidera a lista de municípios, com 60 unidades. A seguir, vêm Santo André, com 21; Campinas, com 17; Araçatuba, com 14; Sorocaba e Americana, com 7; Guarulhos, com 6; e São José dos Campos, Catanduva, Osasco e Taubaté, com 5.
mflavio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações