Programa de combate ao tabagismo na Assembleia distribui remédios e oferece apoio psicológico

Antes mesmo de a Assembleia Legistiva de São Paulo aprovar o projeto de lei que cria ambientes livres do tabaco no Estado (PL 577/2008), a Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor da Casa já se preocupava com o controle do vício entre seus funcionários. Desde 2002 o Programa Permanente de Controle de Tabagismo, desenvolvido pelo setor, incentiva deputados e funcionários da Casa a pararem de fumar. Hoje, possui uma psicóloga em sua equipe de apoio, além de cinco médicos que auxiliam no acompanhamento aos servidores que desejam largar o cigarro. Há dois anos, o programa distribui gratuitamente medicamentos que atenuam os sintomas da abstinência, podendo ser comprimidos, adesivos ou gomas de mascar.
De acordo com o diretor da Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor, o médico Geraldo Amaral, quase 170 pessoas já passaram pelo programa e, atualmente, 39 servidores estão sob acompanhamento. Ele ainda ressalta que a consulta com a psicóloga não é obrigatória. Apenas os interessados terão apoio psicológico.
O médico conta que todos os voluntários são assistidos durante um ano, regularmente, até que seja constatada a total abstenção do vício do tabaco. "Durante o primeiro mês, o acompanhamento é semanal; nos dois meses seguintes, passa a ser quinzenal; e daí em diante, uma vez por mês durante um ano inteiro", explica.
A Divisão de Saúde é responsável pela compra e distribuição dos remédios que são ministrados, normalmente, por até três meses, dependendo da velocidade de recuperação do paciente.
Para Geraldo Amaral, levando em conta dados coletados durante a Semana da Saúde, houve uma queda gradativa no número de fumantes na Casa nos últimos anos. "Entre os que passaram pelo programa, constatamos um sucesso de 30%", afirma.
Os funcionários dispostos a parar de fumar devem entrar em contato com a Cardiologia, nos ramais 6977 ou 6978, comunicando o interesse em participar do programa. Após ser explicado cada passo, deverá ser preenchida uma ficha de inscrição e será marcada a primeira consulta, na qual ficará definido todo o cronograma do tratamento.
Lei proíbe o fumo no Estado
Por 69 votos a favor e 18 votos contrários, os deputados paulistas aprovaram, em 7/4, o Projeto de Lei 577/2008, de autoria do Executivo, que proíbe o fumo em ambientes coletivos públicos e privados e cria ambientes livres de tabaco no âmbito do Estado. Foram também aprovadas três emendas de autoria dos deputados, que determinam a disponibilidade de tratamento na rede pública de saúde para os que desejem parar de fumar; 90 dias de prazo para a vigência da lei após sua sanção pelo governador; e realização de campanha educativa para informar a população sobre a abrangência da lei. A lei deverá ser sancionada pelo governador José Serra nos próximos dias.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações