Diretora da Artesp comparece à Comissão de Transportes
Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 25/5, a Comissão de Transportes e Comunicações procedeu à arguição pública de Karla Bertocco Trindade, nomeada pelo governador para o cargo de diretora geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), conforme exigência da Lei Complementar 918/2002. Presentes os deputados Carlão Pignatari, João Caramez e Orlando Morando, do PSDB, Antonio Mentor, Gerson Bittencourt e Ana Perugini, do PT, Rogério Nogueira (PDT), Roberto Morais (PPS), Baleia Rossi (PMDB) e Marcos Neves (PSC). Antes do início da arguição, o presidente da comissão, Edmir Chedid (DEM), anunciou a presença do secretário-adjunto estadual de Logística e Transportes, Moacir Rosset.
Karla Bertocco Trindade é graduada em Administração Pública pela GV e bacharel em Direito pela PUC, com pós-graduação em Direito Administrativo pela GV. Foi diretora de Relações Internacionais da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo entre 2008 e 2010. Em sua apresentação, fez um resumo de suas qualificações para ocupar o cargo a que foi indicada pelo governador Geraldo Alckmin. Para ela, é preponderante o papel das agências reguladoras. Apesar de não ter origem no setor de transportes, a diretora afirmou ter experiência nas ações de regulação das concessionárias de serviços públicos e disse que pretende trazer um olhar de aproximação entre a fiscalização do Estado, as concessionárias e os usuários. "Agências são como árbitros, fazem a gestão das relações para que esse tripé tenha qualidade", disse Karla.
Ela informou que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ajudará a Artesp nos contratos com as concessionárias, para adequação dos índices. Ela também disse que espera que a massificação do uso do tag (sensor eletrônico) possa levar a um menor preço dos pedágios. Karla pretende ainda promover um concurso público que atenda a demanda que a agência possui por funcionários técnicos.
Arguição
Orlando Morando parabenizou Karla pela iniciativa de realizar concurso público para a agência e solicitou um balanço do cumprimento dos contratos existentes pelas concessionárias, com os valores de recolhimento de ISS pagos aos municípios de localização dos pedágios. Karla respondeu que a alíquota cobrada é de 5% e que somente alguns municípios não cobram esta taxa.
Roberto Moraes perguntou se existe disposição por parte do Governo de rever os índices de reajuste dos pedágios, e recebeu resposta afirmativa.
Rogério Nogueira solicitou estudos para viabilizar menor preço nos pedágios de Indaiatuba, pois, ao tirarem o pedágio de Itu, aumentaram o preço para Indaiatuba. Karla afirmou que este modelo está distorcido e é preciso resolver com a cobrança eletrônica e não com a construção de novos pedágios.
Marcos Neves ressaltou o problema dos moradores de Itapevi e Carapicuíba, que pagam o mesmo valor de pedágio para quilometragem diferente. Karla voltou a reafirmar a urgência da massificação do tag para solucionar as divergências.
Carlão Pignatari sugeriu que a fiscalização do trânsito das rodovias seja realizada de maneira constante e questionou o que poderia ser feito para melhorar a situação. Advertência, notificação e multa, inclusive com registro fotográficos para constatação, foi a resposta.
Baleia Rossi pediu atenção para a rotatória existente na chegada a Ribeirão Preto, permitindo acesso de vários lugares à cidade, que possui trânsito intenso.
Antonio Mentor, pediu maiores informações sobre o sistema automático de pagamento e também cópia do contrato com a Fipe. Solicitou ainda dados sobre o reajuste das tarifas dos pedágios em 2010. Karla se propôs a enviar cópias dos documentos solicitados à comissão.
Gerson Bittencourt questionou qual seria o cronograma de concessões para o Estado e como enfrentar os desafios das novas regiões metropolitanas e aglomerados. A resposta a essas questões, disse a diretora, são dadas pelo Governo e pela secretaria.
Ana Perugini quis saber se o lucro das concessionárias é justo ou não. Karla disse ser difícil quantificar.
João Caramez perguntou da possibilidade de novas concessões no interior do Estado, haja vista que a população aprova as condições das estradas administradas por concessionárias. Essas questões devem ser respondidas pelo Executivo.
Conclusões
Orlando Morando, relator, após uma suspensão de 20 minutos, apresentou parecer concordando com a nomeação de Karla Bertocco Trindade, que foi aprovado por unanimidade. A indicação para a diretoria da Artesp será agora apresentada ao Plenário da Casa para aprovação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações