Comissão de Esportes e Turismo teve atuação destacada com o Seminário Internacional de Futebol



Participação do craque Ronaldo no evento atraiu grande público
A Comissão de Esportes e Turismo abriu o ano de 2010 homenageando o craque Ronaldo Fenômeno com o título de Craque Superação, durante o Seminário Internacional de Futebol, que discutiu os preparativos do Estado para a Copa de 2014. O presidente da Comissão, deputado Luciano Batista (PSB), destacou o significado do prêmio. "Ronaldo passou por contusões gravíssimas na carreira e, mesmo assim, se consagrou como o maior artilheiro da história das copas".
A premiação oferecida pela comissão foi entregue pelo capitão do tri, Carlos Alberto Torres, ex-craque do Santos, pentacampeão paulista entre 1965 e 1973. Autoridades como Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, Walter Feldman, à época secretário municipal de Esportes de São Paulo, Claury Alves, então secretário estadual de Esportes e os presidentes do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, e do Corinthians, Andres Sanches, estiveram presentes no seminário.
Durante o Seminário Internacional de Futebol, foi apresentado o Projeto de Lei 142/2010, de autoria dos deputados que pertencem à Comissão de Esportes e Turismo. O projeto prevê a criação do Programa de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (Proelesp) e tem como objetivo apoiar, patrocinar e desenvolver diversos projetos e políticas públicas voltadas para a área do esporte e lazer.
Segundo a justificativa do projeto, o esporte é um meio poderoso de apoiar objetivos de desenvolvimento, paz, saúde e educação, sendo inúmeros benefícios do esporte e da atividade física apreciados não somente pelo indivíduo, mas por toda a sociedade.
No dia 24/3, a Comissão de Esportes e Turismo promoveu audiência pública para a discussão de quatro projetos de lei que tratam do horário das partidas de futebol e da identificação de torcedores nos estádios. As proposituras em debates foram o PL 106/2010, de Donisete Braga (PT), PL 172/2010, de Jorge Caruso (PMDB), PL 177/2010, de Enio Tatto (PT), e PL 178/2010, de Rafael Silva (PDT).
A proposta da discussão foi no sentido de procurar devolver o silêncio para as pessoas que moram no entorno dos estádios e facilitar o retorno dos torcedores, principalmente dos que dependem do sistema público de transportes, limitando o horário para encerramento das partidas. Na ocasião, Rafael Silva defendeu a junção de todos os projetos em uma única proposta que conjugue o tema. Já Donisete Braga informou que o maior desafio era unir os diferentes interesses entre os clubes, televisões, patrocinadores e torcedores. Braga também destacou a obrigatoriedade do monitoramento dos estádios e a captação da imagem do torcedor na compra dos ingressos, que considera medidas "indispensáveis".
Em abril, outra audiência pública movimentou o Auditório Franco Montoro com torcedores de diversos clubes do futebol paulista, para debater o Projeto de Lei 204/2010, dos deputados petistas Roberto Felício e Vicente Cândido. O projeto teve como objetivo discutir a ocupação dos lugares nos estádios e ginásios e dos equipamentos que podem ser portados pelos torcedores como grandes bandeiras e hastes de bambu.
A justificativa do projeto foi a de que as bandeiras e os bandeirões são um espetáculo à parte nos campos de futebol, alegrando e engrandecendo o ambiente esportivo. O projeto ressaltou que as bandeiras, organizadas dentro dos procedimentos previstos no projeto de lei, não ficaria configurado como qualquer manifestação de violência por parte das torcidas organizadas.
No mês seguinte, a Comissão de Esportes e Turismo elegeu Luciano Batista (PSB) presidente, e Vicente Cândido (PT) vice-presidente, para o biênio 2010-2011.
Por fim, a Comissão de Esportes e Turismo apoiou, no mês de junho, a Associação Eco Jureia que comemorou dez anos de fundação, com palestra realizada no auditório Franco Montoro, em evento que reuniu ambientalistas e contou também com apoio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e da Liderança do PT.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações