Deputado reivindica melhoria para a economia agrária da região oeste

Em pronunciamento público no dia 29/10, durante o lançamento da segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Presidente Venceslau, o deputado Ed Thomas (PSB) formulou dois pedidos ao secretário da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho: a construção de alcoolduto no oeste paulista e a revogação de lei dos anos 50, que proíbe o cultivo de laranja e outros frutos cítricos na região de Presidente Prudente.
Recentemente o governador José Serra admitiu investir, em parceria com usineiros e empresas locais, no projeto que prevê a implantação do alcoolduto, que contribuirá para melhorar a logística do transporte de etanol entre Mairinque e o porto de Santos. Com a franca expansão do setor sucroalcooleiro no oeste paulista, o deputado entende que o beneficiamento do setor de transporte é fundamental para estimular inclusive a produção de biodiesel.
"No caso do projeto do alcoolduto entre Maringá e o porto de Paranaguá, também seria viável idêntica iniciativa, uma vez que a distância de 528 quilômetros é muito grande e o empreendimento inclui vários interessados como a Copel, Alcopar e Compagás", disse Ed Thomas em entrevista à imprensa regional.
Sobre o cultivo de frutas cítricas, desde o primeiro dos dois mandatos de vereador, Ed Thomas tem procurado eliminar uma proibição legal mantida há exatos 50 anos, quando surgiu na região de Prudente o primeiro foco de cancro cítrico no Brasil, em 1957. "Existe uma predisposição, por parte de algumas regiões produtoras de laranja, de manter certo monopólio do cultivo, o que dificulta a expansão do parque citrícola em outras áreas paulistas. Fato é que laranjais foram dizimados pelo surgimento de focos num ou outro pé, quando ao nosso ver poderia ter sido ser cortada apenas a planta contaminada pela doença ou, no máximo, alguns pés para raio de segurança", explica o parlamentar.
O secretário João Sampaio, em entrevista à imprensa regional, disse que o alcoolduto depende do consenso entre as partes interessadas. Admitiu a possibilidade de participação do Estado, em situação semelhante à do projeto de Mairinque. Sobre o cultivo da laranja em Presidente Prudente, anunciou que a Comissão de Citricultura, de sua pasta, desenvolverá estudos científicos que poderão resolver o problema proibição do cultivo de laranja, preocupação
também da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo(Festaesp) presidida por Braz Albertini e de outras organizações de produtores rurais.
edthomas@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações