Discussão pública do Orçamento 2012 tem início em Presidente Prudente


A cidade de Presidente Prudente sediou nesta sexta-feira, 19/8, a primeira audiência pública deste ano da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para discutir o Orçamento 2012, ouvindo a população sobre as sugestões de aplicação dos recursos públicos de acordo com as necessidades de cada região.
No primeiro momento do evento, a manifestação coube aos componentes da mesa de trabalhos. O presidente da CFOP, Mauro Bragato (PSDB), disse que a principal preocupação da comissão é coletar informações em cada região para que emendas coletivas possam ser apresentadas, de forma a atender as demandas de cada região. "Estamos no caminho certo para tornar o Orçamento o mais participativo possível."
Para o vice-presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT), o Orçamento ainda é apresentado de maneira muito centralizada, com os investimentos concentrados por área. "Por isso, é importante a presença de todos aqui, para que possamos descentralizar a aplicação dos recursos orçamentários."
Vanessa Damo (PMDB) lembrou que, até então, os prefeitos tinham que procurar pessoalmente o governador, o que nem sempre é possível, para solicitar recursos para suas cidades. Para a deputada, as audiências permitem que as solicitações sejam feitas e encaminhadas sem esse transtorno.
"Temos que fazer um orçamento humano, para gerar emprego, renda e oportunidades", declarou Ed Thomas (PSB). O deputado espera que o Orçamento possa contemplar as pontuações de Presidente Prudente e região para que esta deixe de ser conhecida como corredor de pobreza.
O Estado mais rico da federação está perdendo a riqueza do desenvolvimento. Essa é a preocupação de Donisete Braga (PT). O deputado vai participar de todas as audiências da CFOP, pois preside a Frente de Enfrentamento ao Crack e está fazendo levantamento acerca do avanço do consumo da droga no Estado.
Reinaldo Alguz (PV) afirmou que a discussão do Orçamento não é uma questão partidária, mas uma iniciativa que, acima de tudo, deve buscar ações para promover o desenvolvimento da região.
A Unipontal congrega os municípios do Pontal e seu presidente, Ademir Infante, disse que esta região está muito aquém da boa condição de desenvolvimento de outros municípios do Estado. Já o prefeito de Presidente Prudente, Milton Mello, quer resultados rápidos. "Quando é que estas audiências, que nos trazem os mesmos discursos seguidamente, vão surtir efeito?", afirmou o prefeito, referindo-se à aplicação de recursos na prática e não apenas no papel.
Demandas locais
De uma forma geral, as questões referentes à agricultura pontuaram as demandas locais. Muitos manifestantes abordaram esse assunto, pleiteando soluções que permitam incremento da agricultura regional. A falta de técnicos agrícolas, sobretudo nas casas de Agricultura, foi lembrada na audiência em Presidente Prudente. Entretanto, há concursados aguardando posse, para cobrir essas funções. Vale ressaltar que o concurso expira em 18/10 próximo.
A regularização das terras do Pontal foi considerada imprescindível para o desenvolvimento da região de Prudente. A questão é alvo de projeto em pauta do Plenário da Assembleia e que aguarda votação. Ainda no tópico agricultura, foi solicitada a aprovação de projeto, também em trâmite na Assembleia paulista, que incentiva a compra por órgãos estaduais de produtos vindos da agricultura familiar.
Muitos cidadãos se manifestaram na audiência, sendo a grande maioria de funcionários públicos, inclusive aposentados, que pleitearam melhores salários, condições de trabalho e atendimento de saúde.
Outras reivindicações foram apresentadas. Novas sedes do Corpo de Bombeiros foi outro pedido apresentado. Os terrenos para as construções já estão disponíveis mas faltam recursos para a construção. Políticas públicas de combate a drogas, em especial ao crack e acessibilidade a portadores de deficiência também foram solicitações feitas para a região.
Em definição
Ao final, Bragato ressaltou que é preciso criar uma nova mentalidade política no Estado. Para o presidente da CFOP, mais importante do que o debate ideológico é importante detectar quais são as necessidades de cada região do Estado de São Paulo. "Para um processo imediato de regionalização, temos que fixar antes de mais nada o que é região administrativa, região de governo, aglomeração urbana etc. Mais saibam que todos os pedidos foram devidamente registrados pela comissão."
A próxima reunião da CFOP acontece ainda nesta sexta-feira, a partir das 18h, na Câmara de Assis, para colher as sugestões da região administrativa de Marília, bem como das regiões de governo de Assis, Marília, Ourinhos e Tupã.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações