Movimentos Sociais na Democracia Representativa

Doutor em ciências políticas pela USP, Humberto Dantas falou sobre como o cidadão comum enxerga o Legislativo. Citando uma pesquisa promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Dantas comentou que a maioria dos consultados " mais de 90% " respondeu que as funções do Legislativo são legislar e fiscalizar. Entretanto, como entender essas alternativas se, segundo o professor, a fiscalização fica totalmente prejudicada pela "condescendência que há entre os Poderes Legislativo e Executivo. E como falar em legislar se o maior legislador é o Poder Executivo, uma vez que as Câmaras Municipais votam mais matérias mandadas pelos prefeitos do que de sua própria autoria".
As contradições ficam evidentes quando, segundo Dantas, 80% dos cidadãos brasileiros concordam com as frases: a função do legislador é arrumar emprego para quem o procurar; arrumar vaga em hospital; arrumar dinheiro; pagar enterro, etc. O vereador fica refém desse tipo de cobrança porque sabe que o cidadão que tem esse pensamento, se não satisfeito, não votará nele na próxima eleição (se é que votou em alguma outra). "A sociedade tem o entendimento de que fiscalizar e legislar é difícil e tenta transformar o vereador em um despachante".
Falando em nome da democracia, Dantas chamou a atenção dos vereadores presentes ao evento para a principal função do seu cargo, que é legislar. "O poder que tem maior identificação com a democracia é o Legislativo, seguido pelo Judiciário e, em último, pelo Executivo. E dois aspectos são fundamentais para a democracia: participação (a formal existe no Brasil, uma vez que para o cidadão ser eleitor, basta ter 16 anos); e educação ou informação.
O professor-doutor se confessou um parceiro contumaz do ILP, onde ministra cursos de ciências políticas, e falou da importância de eventos como este. Chamou a atenção dos vereadores para os pleitos que os movimentos sociais têm como bandeira, principalmente quando esses movimentos participaram da campanha do vereador e deram respaldo à sua candidatura.
Encerrando a sua fala, o professor confessou-se gratificado por ter encontrado, no evento, dois ex-alunos de um curso de ciência política que ministrou em Jundiaí há alguns anos. Despertados pelo curso, ambos são atualmente vereadores em Louveira e se lançaram na nova atividade por acreditaram que podiam mudar a realidade do país.
Encerramento
O encerramento do segundo dia do encontro foi feito pelo deputado Vaz de Lima, que se declarou feliz em receber na Assembleia os vereadores e prefeitos que participam, até esta sexta-feira, 13/3, do I Encontro Estadual de Agentes Públicos e de perceber que as palestras têm sido úteis e interessantes.
Cumprimentando Roberto Lamari, Aparecido Santos e Desiree Sepe de Marco pela organização e pelo sucesso do evento, Vaz de Lima lembrou que "a Casa mudará de presidente no próximo domingo mas não mudará o eixo de apoiar a formação da cidadania".
O presidente aproveitou a oportunidade para comentar a destinação que os países desenvolvidos têm dado aos resíduos sólidos na geração de energia e na eliminação dos lixões. Citando os dois seminários que foram realizados sobre o assunto, na Assembleia e na Fiesp, Vaz passou a palavra para o organizador do livro que contém os seminários Alternativas Energéticas para São Paulo, José Augusto Guilhon Albuquerque, que esclareceu aspectos relativos ao tema e distribuiu alguns exemplares da obra.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações