Assembléia e entidades médicas vão assinar protocolo de intenção


O presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia (PFL), e o 1º secretário da Casa, Fausto Figueira (PT), receberam em audiência na tarde de segunda-feira, 12/9, representantes de entidades médicas do Estado de São Paulo, quando marcaram para o dia 27 deste mês, às 18 h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a assinatura de protocolo de intenção entre as partes. O objetivo é que entidades médicas possam fazer análise, crítica e sugestão às proposições legislativas que tramitam na Assembléia, relativas a temas relacionados à saúde pública ou de interesse da categoria e da sociedade em geral.
"É nossa meta institucionalizarmos as relações da Assembléia Legislativa com a sociedade. É legítimo que as entidades e categorias venham defender seus pontos de vistas aqui dentro", comentou o presidente Rodrigo Garcia sobre a assinatura do convênio. "Nossa intenção é que a sociedade participe, por meio de suas entidades representativas, de todo o processo legislativo. Assim teremos leis mais abrangentes e melhores", acrescentou Fausto Figueira.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Cid Célio Jayme Carvalhaes, a assinatura será "um tento histórico" tanto para a Assembléia quanto para as entidades médicas, por representar a oportunidade de os profissionais da área darem sugestões sobre projetos relativos à saúde. Já o presidente do Cremesp, Isaac Jorge Filho, lembrou que as entidades colocarão seus centros de dados com informações sobre a saúde no Estado e no Brasil à disposição dos deputados para a elaboração de projetos.
Outro assunto tratado na audiência foi o projeto de lei do 1º secretário, Fausto Figueira, que também é médico, estabelecendo critérios para a edição da lista referencial de honorários e serviços para os procedimentos médicos no âmbito do Estado de São Paulo. Para facilitar a aprovação do projeto, Figueira informou que abriria mão da autoria individual. "Vou procurar toda a bancada de médicos para buscar sugestões e transformá-lo num projeto de autoria coletiva", explicou o parlamentar.
Hospitais para apenados
A transformação de hospitais administrados pelo governo do Estado em unidades prisionais com grades e celas individuais para tratamento de apenados também foi abordada na audiência. De acordo com Cid Carvalhaes, de janeiro a julho deste ano, já ocorreram cinco tentativas de resgate de presos somente no Hospital Heliópolis, na Capital. "Na última delas, em 27 de julho, houve intenso tiroteio com a morte de um bandido", disse o presidente do Sindicato dos Médicos, para quem a "situação é extremamente grave".
Além de Heliópolis, hospitais das cidades de Mirandópolis " onde também houve um tiroteito ", Promissão e Ourinhos estão recebendo unidades prisionais. Como há um jogo de "empurra-empurra" de responsabilidade entre as secretarias de Estado da Segurança Pública, de Administração Penitenciária e da Saúde, as entidades médicas vieram à Assembléia dar conhecimento aos deputados sobre "essa insegurança persistente", como definiu o presidente do Sindicato dos Médicos.
Tanto o presidente Rodrigo Garcia quanto o 1º secretário Fausto Figueira sugeriram que as entidades médicas enviem documentação sobre ao assunto à Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa. Após análise da documentação, a Comissão poderá realizar uma audiência pública e convocar secretários, para contribuir com o Estado na resolução do problema.
Participaram também da audiência, realizada no Salão Nobre da Assembléia, o presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Luiz Fernando Pinheiro Franco, e o representante da Associação Paulista de Medicina, Luiz Antônio Nunes.
fausto@faustofigueira.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações