Implantação do Super Simples é debatida em audiência pública

.jpg)

As inúmeras dúvidas ainda presentes nos contribuintes e nas empresas de serviços contábeis em relação ao Simples Nacional, que deverá entrar em vigor no próximo dia 1º/7, motivaram a realização, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, de audiência pública, nesta quarta-feira 27/6, com a presença de especialistas no assunto para debater a questão. Presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), o evento contou também com a presença dos deputados Mário Reali e Ênio Tatto, ambos do PT, Vinícius Camarinha (PSB), Davi Zaia (PPS) e Vitor Sapienza (PPS), autor do requerimento de solicitação da audiência.
O agente fiscal de rendas e representante da Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp), José Roberto Rosa, fez uma explanação sobre o Super Simples e o ICMS, discorrendo sobre as empresas que deverão aderir ao novo sistema, aquelas que estão excluídas, de que forma e em que situações o ICMS será recolhido. Segundo Rosa, o Estado de São Paulo isenta de ICMS algumas empresas e a pergunta que agora se coloca é se tal isenção vai ou não se manter. "As leis estaduais estarão derrogadas por força da Lei Complementar 123, e o Estado de São Paulo precisa se manifestar sobre isso", alertou.
Alfredo Portinari Maranca, representante do Confaz " órgão formado pelos secretários da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal " no comitê gestor do Super Simples, falou sobre as formas de arrecadação. Os dados deverão ser digitados em um site da internet, num programa que emitirá automaticamente o documento de arrecadação. Daí resultam várias dificuldades, muitas delas ainda não resolvidas ou previstas pelo sistema.
O presidente do Sescon-SP, sindicato que representa os serviços contábeis no Estado de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar, revelou-se extremamente preocupado com as conseqüências da entrada em vigor do Simples Nacional em tão poucos dias. Um dos problemas apontados é a demora para a divulgação das informações sobre as empresas em débito e o prazo para regularizarem a situação. Há também, segundo ele, o risco de perda de competitividade para empresas comerciais e industriais ao não mais oferecerem aos seus clientes a opção de se creditarem do ICMS. Outro problema destacado foi o fato de certas atividades prestadoras de serviços deixarem de contar com a redução do custo previdenciário sobre a folha de pagamento, benefício que a alíquota unificada antes lhes proporcionava no Simples Federal.
Para Alcazar, a nova lei inviabiliza o negócio do microempreendedor. "Faço um apelo aos parlamentares para que a entrada em vigor do Simples Nacional seja adiada", declarou.
Vitor Sapienza disse considerar "irresponsáveis" aqueles que determinaram o início da nova lei em 1º de julho. "Essa lei foi feita para acabar com a carreira do contador", desabafou. Afirmou, também, estar de acordo com a edição de uma medida provisória que altere o prazo de vigência da lei.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações