Museu da Escultura ao ar livre- Com habilidade T.C. Carneiro modela em suas esculturas o sofrimento da espera e da solidão



A escultura de T.C.Carneiro tem como tema central o ser humano em formas e posições muito expressivas. Seus corpos, com volumes arredondados, parecem tensos sob o sofrimento da solidão que não consegue se exteriorizar. Densos e de uma grande força interior, seus personagens - femininos de preferência - se identificam na luta pela sobrevivência no mundo de hoje.
Modeladora sutil e sensível, a escultora aflora uma certa ortodoxia mesmo na mutação da expressão formal. Recorrer ao ritual da memória, olhar de tanto em tanto os antigos esplendores esculturais do Renascimento, é um confronto para as intuições que descobrem o véu do futuro a uma artista que, com sentimento e habilidade, se lança no difícil caminho da arte.
Preservando a espontaneidade a artista constrói sua obra num clima singular, longe de modismos, mas não das correntes significativas da arte contemporânea. Ela transmite a seus personagens uma forte introversão, um olhar de tristeza, uma postura de longa espera e parecem estar "a la recherche de soi même", onde um gesto sufocado de sofrimento emana do seu ser. Através delas vemos aparecer à vida de todos os dias em duas fases: como se realmente vivêssemos a cena e, ao mesmo tempo, sob a evocação que tem nossa memória ou nosso inconsciente.
Justamente envolvida por essa dualidade da vida cotidiana, a escultura de T.C. Carneiro, "Devaneando", doada ao Museu de Escultura ao Ar Livre da Assembléia Legislativa, se constitui numa obra repleta de emoção, mas que deixa descobrir, sem dúvida, a unidade de seu pensamento através da fidelidade à algumas teses e ao prosseguimento de uma pesquisa que deve continuar obstinada, quase metódica.
A Artista
Escultora, pintora e fotografa, T. C. Carneiro, pseudônimo artístico de Teresa Cristina Carneiro, nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1954. Reside em São Paulo desde 1987. Graduou-se inicialmente em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, após prestar concurso foi nomeada Auditora Fiscal Federal do INSS.
Desde muito jovem interessou-se pelas artes plásticas pintando telas a óleo, dentro de uma linha impressionista. Apaixonada pela fotografia aproveitou de suas viagens de estudo e observação pelo Velho Mundo para fotografar as esculturas dos grandes mestres, principalmente na Grécia e na Itália. Bernini, Rodin e Michelangelo mereceram sempre sua atenção, estudos e pesquisas sobretudo nos Museus de Roma, Paris, Florença e Atenas.
No início da década de 80, começou um curso de pintura com o professor Miguel Lopez, em São Paulo e continuou com o professor Vitorino nos anos 1999 e 2000. Seguiu ainda em 2003, um curso de desenho e interpretação da figura humana com o conhecido professor Philip Hallawell. Atualmente participa do curso sobre pintura realista, ministrado pelo artista plástico e professor Maurício Takiguthi.
Participou do IX Circuito Internacional de Arte Brasileira que se realizou na Canning House Gallery em Londres, na Casa do Brasil em Madri, na UCCLA em Lisboa e no Museu da Pampulha em Belo Horizonte durante o ano de 2004.
Desde o ano passado iniciou um curso de escultura com o professor Israel Kislansky, apreendendo a moldar em argila para depois fundir em bronze e resina de poliéster. Tal o entusiasmo e a dedicação à escultura que em junho de 2003 foi selecionada no 54º Salão Paulista de Belas Artes, com a obra "Juntando as mãos", incluída no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa e a obra "Devaneando", no Museu de Escultura ao Ar Livre.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações