Audiência pública discute reajuste salarial para funcionários do Judiciário

A Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira, 10/8, no auditório Teotônio Vilela, audiência pública para debater o PL 479/04, apresentado pelo Tribunal de Justiça com a finalidade de tratar do reajuste salarial dos serventuários da Justiça. O ato foi organizado pelo deputado José Bittencourt (PTB) e contou com a presença de Romeu Tuma (PPS).
Ivone Moreira, presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), afirmou que o aumento almejado pelos funcionários - 26,39%, calculados com base no INPC - já fora negociado e aprovado pela Plenária do Tribunal de Justiça, instância formada pelos 25 desembargadores mais antigos. "A pretensão inicial dos serventuários era de 39,19%, número obtido com a aplicação do índice IGPM. Nós aceitamos a contraproposta do TJ, enviada ao Executivo. Entretanto, o governador Geraldo Alckmin entendeu que a determinação do reajuste não era de sua competência, mas sim da Assembléia Legislativa", explicou Ivone.
Como o PL 479/04 não indica as dotações orçamentárias para sua execução, a peça está sujeita a ser reenviada ao TJ para retificação. Mas não é assim que entende José Bittencourt: "É verdade que a iniciativa do PL é de competência exclusiva do Poder Judiciário, mas qualquer deputado pode apresentar emendas que corrijam suas imperfeições", ponderou. Sua intenção é protocolizar uma emenda, de autoria conjunta com o deputado Romeu Tuma, de forma que se mantenha nesta Casa a tramitação do projeto.
Dotação orçamentária
Wagner José de Souza, presidente do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, afirmou que o Judiciário utiliza somente 5,15% do orçamento do Estado, sendo que tem direito a 6% do montante. "Somente esta diferença seria suficiente para custear o reajuste, sem contar com o aumento de arrecadação, que ocorre ano a ano". Segundo Souza, há ainda outra fonte de financiamento para a folha: "O TJ retém apenas 30% da Taxa Judiciária. O restante vai para o governo".
O sindicalista externou também seu receio de que, caso o PL 479/04 não seja votado a tempo, a Reforma do Judiciário, que tramita no Congresso Nacional, consuma os recursos que viabilizam o reajuste dos serventuários. "Se o texto atual for mantido, os juízes dos Tribunais de Alçada passarão a ganhar como desembargadores. Isso sim aumentará a despesa do Poder Judiciário!".
Romeu Tuma afirmou não acreditar que os deputados estaduais tratarão essa matéria com perspectivas partidárias ou de apoio ou oposição ao governo. "A prioridade é resolver o impasse e restabelecer o atendimento à população". Concordando com Tuma, Bittencourt leu os nomes dos 33 deputados signatários do pedido de urgência ao PL 479/04 (veja quadro). "Quase metade deles fazem parte da base governista", destacou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações