Presidência recebe relatório da Frente Parlamentar de Mineração



Nesta terça-feira, 12/8, com a presença de representantes do setor de mineração, o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, recebeu do deputado João Caramez (PSDB) o relatório da Frente Parlamentar de Mineração.
Caramez declarou que o relatório descreve os dois primeiros anos de atuação da Frente que ele coordena. "Entretanto, trata-se apenas da primeira etapa do processo que objetiva criar políticas e mecanismos de regulamentação para o setor. Portanto, o trabalho da Frente terá prosseguimento. A mineração é vital para o desenvolvimento do Estado e do Brasil e precisa dispor de um organismo oficial capaz de centralizar todas as suas demandas".
O representante do Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, Osmar Masson, ressaltou a importância da preocupação de consolidar todos os aspectos do processo de mineração sob uma regulamentação adequada, dada a importância da atividade, sendo que o aspecto de sustentabilidade deve receber especial atenção. Destacou que, atualmente, a atividade tem por princípio recuperar áreas antigamente degradadas por um trabalho desregulamentado, mas o processo, tendo uma gestão adequada, pode proporcionar melhoria na qualidade de vida e criar novas oportunidades de emprego.
"Para que o trabalho do Estado de São Paulo faça juz à sua importância no cenário nacional, é necessário que a mineração receba aqui o mesmo destaque com a qual é tratada em outros Estados da federação", disse José Carlos Garcia Ferreira, do Ministério de Minas e Energia.
A Fundação Instituto de Administração (FIA) cedeu ao projeto dois de seus colaboradores, Ricardo Luiz Camargo e Rafael Xavier de Camargo. Este último, também preocupado com a sustentabilidade, explicou que é importante haver uma amarração entre os processos de desenvolvimento e controle da mineração, de forma que a atividade seja desenvolvida em compatibilidade com a preservação dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente.
Na opinião de Vaz de Lima, os deputados são os articuladores na construção de políticas públicas. Em sua opinião, no caso específico da mineração, Caramez desenvolveu essa atividade, preocupando-se em regulamentar as atividades do setor, um exemplo do muito que os representantes eleitos pela população podem fazer para melhorar os benefícios da administração pública em prol da sociedade de São Paulo.
No final do encontro, Caramez lembrou que uma exposição do Instituto Brasileiro de Mineração nas dependências da Assembléia poderia contribuir para que a população tome consciência da importância das atividades desenvolvidas pelo setor.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações