Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Analu Mikosz


O dado que imediatamente chama a atenção na obra de Analu Mikosz é a extrema coerência de estilo. Trata-se de uma continuidade de intenções expressas como resultado de uma grande pesquisa formal.
Sua ansiedade criadora abre uma brecha metafísica sobre o poder de edificação das metrópoles no mundo com os consequentes e inúmeros problemas de espaços que a vida das cidades de hoje apresentam.
Analu Mikosz consegue criar um mundo novo, onde a paisagem elaborada geometricamente sóbria se delineia através de fugazes tonalidades, constituindo, assim, verdadeiros ritmos cromáticos.
Os volumes fechados, as cores fortes e vivas, mas nunca brilhantes, projetam uma perspectiva bem tridimensional, longe de todo e qualquer conceito acadêmico, sem dúvida reveladores de um anticonformismo. Embora harmoniosa, numa ordem que se denuncia geométrica, sua criação evidencia uma simetria que leva ao infinito quase a coordenar o "esprit de geometrie" com ritmo e tensão.
Excelente fotógrafa, Analu Mikosz transfere para a tela sua criatividade através de portais, arcos e pórticos pintados a óleo que, como bem afirma Agnieszka Skalska, "nos insinuam uma ilusão de profundidade e uma atmosfera misteriosa". Nas imagens por ela captadas da arquitetura urbana na tela, planos e perspectivas são reforçados por uma delimitada gama cromática.
O tríptico "Viaduto Ciclo Azul", doado ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela perfeitamente a capacidade da artista de criar uma sólida simbiose entre dois meios de expressão artística tão em voga em nossos dias: fotografia e pintura.
A artista
Analu Mikosz, pseudônimo artístico de Ana Lúcia Mikosz da Nóbrega, nasceu em Curitiba. Após ter vivido em Berlim até 2006, instalou recentemente seu ateliê em Brasília.
Pintora e fotógrafa, concluiu o mestrado em pintura no ano de 2002, na Academia Superior de Belas Artes de Varsóvia, no ateliê do professor Zbigniew Gostomski. Posteriormente estudou fotografia no Instituto Antonio Gaudi em Lima, Peru, com o professor Antonio Ramos.
Realizou inúmeras exposições desde 1996, destacando-se, entre elas: "Ensad 96 " Escenografias", Hall do Instituto Cultural América-Peru, Lima, Peru (1996); "Tierra de Todos: El Água", Hall do Instituto de Fotografia, Lima, Peru (1997); "Flores " 16 Formas de Percepção", Casa da Cultura Laura Alvin / Funarj, Rio de Janeiro (1999); "Espaços e Sombras", Art Agency Gallery of the Warsaw Academy of Fine Arts, Varsóvia, Polônia (2002); "Sem título", Galeria Foksal, Varsóvia, Polônia (2002); "Espaços", Espaço Cultural Renato Russo, Galeria Parangolé, Brasília (2003); "Sem título", Exposição comemorativa do acesso da Polônia na União Europeia, Embaixada da Polônia, Brasília (2004); "Memória e arte", Galeria da Hebraica, São Paulo (2005); "Quatro Ventos", Galeria Nini Barontini, Curitiba, Paraná (2006).
Possui obras em coleções particulares na Europa, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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