Secretário Portella expôs planos do quadriênio para o transporte


As comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos reuniram-se, em setembro, com o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, para discutir o plano de gestão de transportes para o quadriênio 2007/2010. Os objetivos da secretaria, conforme Portella, são: acelerar o processo de modernização da malha da CPTM, expandir a rede do Metrô e racionalizar o transporte sobre pneus. Está programada a ampliação do transporte ferroviário (metrô e trem) para 323 km de extensão, com o apoio de dez terminais e 33 km de corredores de ônibus agregados. O fluxo de passageiros atual está em torno de 6,4 milhões, sendo que 75% deles utilizam a ferrovia.
A linha verde do metrô vai ganhar três estações novas: Tamanduateí, Sacomã e Vila Prudente. As obras da linha amarela devem ser entregues até dezembro de 2009. O trecho vai compreender desde a estação da Luz (centro) até a Vila Sônia, num total de 12,8 km de extensão. "A linha 4 vai interagir com as linhas vermelha (3), verde (2) e azul (1)", declarou o secretário. Ele também desmentiu a existência de estudos para a privatização do Metrô e disse que serão criados dois novos cargos na empresa: auxiliar de manobra e agente de estação.
Portella informou que a cidade contará com 240 km de linhas de metrô de superfície. Para isso é necessário modernizar os trens, reforçar a segurança e reformar estações.
A CPTM passará por reestruturação nas linhas B (Júlio Prestes - Itapevi, com baldeação até Amador Bueno), C (Osasco - Jurubatuba), que inaugurou em 17/10/07 a estação Autódromo, D (Luz - Rio Grande da Serra), E (Luz - Guaianazes, com ligação até Estudantes) e F (Brás - Calmon Viana). Sobre o atraso da revitalização da Linha F, que foi abandonada pela gestão anterior, o secretário informou que esse trecho está pautado para recuperação, com inauguração de cinco estações até março de 2009.
A secretaria pretende construir o expresso aeroporto, que partirá da estação Luz, até o aeroporto de Cumbica, com o tempo de percurso estimado em 22 minutos. Ainda para facilitar a vida dos paulistanos, está em estudos o corredor de ônibus de Tucuruvi até Guarulhos. "Há muitos trabalhadores que vão de uma região a outra diariamente", informou Portella.
Em relação ao projeto da Linha Expresso Guarulhos, que está prevista para sair do Brás, com término na estação Parque Cecap, ele informou que o transporte até Cumbica deve ser completado por linha de ônibus, mas não descartou a extensão da linha de trem até o aeroporto. Ele considera a obra fundamental, com previsão de início para o ano que vem. Ainda sobre a ligação do aeroporto de Cumbica ao metrô, o secretário afirmou que há estudos para uma extensão de linha férrea a partir da estação Tucuruvi, da linha 1.
Quanto à viabilização do trem-bala, que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, o secretário afirmou que o BNDES está administrando as questões de demanda e que São José dos Campos, Taubaté e Rezende poderão receber estações, devido à distância do percurso.
A respeito dos planos para o Corredor Metropolitano de Campinas, as obras serão realizadas em duas etapas: a primeira, que será entregue em março deste ano, terá o terminal de Campinas junto à rodoviária da cidade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações