PEC da regularização de loteamentos é tema de audiência pública


A Comissão de Serviços e Obras Públicas realizou nesta quinta-feira, 10/11, audiência pública com lideranças de movimentos sociais e moradores de áreas não-regularizadas para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 11/2003, que, se aprovada, facilitará a regularização de habitações já existentes e dará solução à questão da compensação por ocupação de áreas de preservação ambiental.
Foi designado relator especial o deputado Arnaldo Jardim (PPS), que está incumbido de analisar a PEC 11/2003 e mais sete propostas relacionadas, todas juntadas à PEC 15/93: 18/93, 9/95, 16/99, 4/2002, 6/2003 e 25/2003. A proposta em questão altera o inciso VII do artigo 180, que atualmente proíbe que áreas definidas em projeto de loteamento como áreas verdes ou institucionais tenham sua destinação original alterada.
Regularização e serviços essenciais
O que acontece é que as áreas chamadas institucionais são aquelas que correspondem a 35% da gleba loteada, segundo Mário Reali, para áreas livres e de circulação viária. Em geral, explica o deputado, para isso fica reservada a pior parte do terreno, como beiradas de córregos e barrancos. "Mas como há um grande déficit habitacional, a população de baixa renda, mais pobre, acaba ocupando essas áreas para construir habitações."
Mário Reali afirma que a emenda permitiria aos prefeitos legislar sobre as áreas livres para que, caso ocupadas com moradias, possam se tornar áreas habitacionais: a questão ambiental também pode ser solucionada mediante mecanismo de compensação (destino de outra área para preservação).
Regularizações fundiária e urbanística também obrigam ações sociais de parte dos municípios, como proporcionar os chamados "equipamentos" para os novos conjuntos regularizados.
Sebastião Arcanjo (PT) acredita que a regularização é um primeiro passo para o acesso aos serviços públicos essenciais " constantemente negados à população de baixa renda ", como água tratada, saneamento básico, energia, iluminação pública, escolas etc.
Relator especial
Arnaldo Jardim comprometeu-se a "apresentar o relatório muito rapidamente para que a medida possa tramitar". Explicou que o artigo 180 da Constituição Estadual não foi um dispositivo feito para dificultar ou penalizar, mas uma medida ali colocada para impedir a explosão de loteamentos irregulares que aconteciam no Estado de São Paulo à época (1989). "Em alguns casos o prefeito instalava um verdadeiro balcão de negócios na prefeitura, vendendo áreas de proteção, inclusive, a preço de banana." A modificação é necessária, segundo ele, porque há uma nova realidade que se estabeleceu e a lei tem que acompanhar o dinamismo da sociedade.
O que muda
A PEC 11/2003 modifica a redação do inciso VII do artigo 180 e acrescenta um parágrafo. As áreas verdes ou institucionais não podem ser alteradas, exceto em caso de regularização de loteamentos, implantação de projetos habitacionais de interesse social e reconhecimento de posse para fins de moradia, por meio de concessão de direito real de uso ou de uso especial. O parágrafo acrescentado estabelece que a exceção feita à proibição contida no inciso VII será compensada com a disponibilização de outras áreas (verdes ou institucionais) ou com equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, iluminação etc.).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações