Reunindo impressões e sentimentos Duxtei decanta a vida rural brasileira

As obras de Duxtei nos transportam num mundo que se encontra aos confins da memória. As cenas ali representadas constituem fragmentos ou detalhes de uma forma de vida que vêm a nossa mente. São verdadeiras proposições de momentos da vida rural brasileira que ainda nos encantam.
São significativas posições e emblemáticas atitudes num espaço que, não obstante tudo é terrestre dentro de uma atmosfera impregnada de símbolos com referências e cromatismos alusivos.
Duxtei consegue fazer reviver ao observador situações e sentimentos que nos despertam desejos de participação em algo diverso da rotina de nossos dias. Exigente na medida, a artista consegue uma tonalidade luminosa e singular, aplicando uma linguagem para manifestar harmonicamente as impressões e os sentimentos interiores provados frente à realidade.
Encontrar na pintura as formas, a cor, a luz de uma paisagem para realçá-la á uma nova vida constitui o testemunho e o sinal do íntimo élan afetivo que leva a artista à humanização das coisas, que através da operação artística perdem a sua materialidade e inércia e adquirem vida espiritual, tremores e ardores da alma humana.
A obra Os três boiadeiros, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete o grande amor da artista pela natureza de nosso interior, que ela decanta através de tons os mais variados e apaixonantes.
A artista
Duxtei, pseudônimo artístico de Duxtei Vinhas Itavo, nasceu na cidade de Araçatuba em 1947. Formou-se em História. Paralelamente a sua formação de professora de história, função que exerceu na Rede Estadual de Ensino.
Realizou cursos de desenho e pintura com a professora Ângela Paoliello, na Universidade de Araçatuba (1997 e 1998), pintura com os artistas Márcia Porto e Osmar Soares e a partir de 2003, está cursando desenho e pintura realistica com Mauricio Takiguthi em São Paulo. Exerceu as funções de Delegada Regional de Cultura de (1998 a 2001).
Além de se dedicar ao ensino de história durante muitos anos exerce atualmente as funções de professora voluntária de artesanato, tanto na Fundação Mirim (para adolescentes e 3ª Idade) e na Paróquia de São João Batista (para 3ª Idade) ambos na cidade de Araçatuba.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: UNA; Espaço Cultural Banespa Araçatuba; Espaço Cultural do Shopping Araçatuba (1997 e 1998); "Arte Mulher", Museu Histórico Marechal Rondon, Araçatuba; "Pintando Santa Isabel", Santa Isabel; "O Sagrado da Arte", Museu Histórico Marechal Rondon (1998); "Encontro das Artes", Alphaville; Salão de Artes de Catanduva, SP (1999); Salão de Artes de Caraguatatuba, SP; (1999 e 2000); "Brasil meu olhar", Araçatuba; "Brasil 500 Anos", Ilha Solteira, SP; "Monumento Ferroviário", Araçatuba (2000); "Shopping Service", Barueri (2001); Espaço Cultural Shopping Butantã (2002); Araçatuba com Arte, Galeria Lourdes Gilberti, Espaço Cultural do Banco Real, Araçatuba (2003); Araçatuba com Arte, Biblioteca Municipal. II Território de Arte de Araraquara (2004).
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações