20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - A Instalação da Assembleia Constituinte Estadual de 1989


15/09/2009 20:53

Compartilhar:

Computador de 1989<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/pc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A sessão de instalação dos trabalhos constituintes contou com a presença das mais altas autoridades do Estado, como o ex-governador Orestes Quércia e o então senador Fernando Henrique Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/constituinte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, os trabalhos na Assembleia de São Paulo se aceleraram. Os constituintes paulistas tinham, a partir daquela data, um ano para promulgar a Carta estadual. Dessa forma, em 18 de outubro, foi instalada oficialmente a Assembleia Constituinte do Estado de São Paulo.

O discurso pronunciado pelo deputado Luiz Máximo, presidente da Assembleia, na sessão solene de instalação da Assembleia Estadual Constituinte, em 18 de outubro de 1988, destacou a possibilidade de participação popular na elaboração da Carta estadual. "Em 5 de outubro o povo deste país conquistou, em verdade, o poder soberano. [...] Hoje, por força da Constituição de 5 de outubro, o parlamento e a administração serão confiados, exclusivamente, a delegados do povo, eleitos diretamente pelo povo, eleitos em pleitos livres e regulares. É notável, nesse particular, que, a partir de agora, se tenha reservado ao povo o poder de agir diretamente, participando na esfera legislativa das três esferas de governo. [...] Desse modo, está entregue à criatividade, ao engenho e à arte dos constituintes estaduais, a responsabilidade, grandiosa, sem dúvida, de, sem descuidar da integração na República Federativa do Brasil, promulgar uma nova Constituição que atenda às linhas da nossa história e às aspirações do nosso povo".

Após uma acirrada disputa, com três candidatos, foi eleito presidente da Assembleia e presidente da Constituinte, o deputado Tonico Ramos.



*Carlos Alberto Ungaretti Dias é historiador, doutor

pela USP e diretor da Divisão



Você se lembra de 1989?



O processador 486 foi lançado em 1989, mas naquela época, muito tempo passava entre o lançamento de um novo microprocessador e sua chegada ao mercado. Por isso, os PCs mais rápidos disponíveis em 1989 eram os 386DX, que operavam com um clock de 25 MHz.

Para aproveitar todo o potencial dessas máquinas, foi lançada a versão 2.1/386 do Windows, uma interface gráfica que não prescindia do sistema operacional MS-DOS. O Windows 2.11 foi lançado em março de 1989, com pequenas mudanças em relação à versão anterior.

O primeiro sucesso amplo do Windows, a versão 3.0, só surgiu no ano seguinte. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.

alesp