Posse da secretária da Agricultura


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, compareceu nesta segunda-feira, 6/6, à cerimônia de posse da nova secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi. Além do governador Geraldo Alckmin, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo e pela secretária de Justiça e Defesa da Cidadania Eloisa de Souza Arruda e o ex-secretário de Agricultura, João Sampaio.
Em sua saudação, o presidente Barros Munhoz elogiou a competência e desejou sucesso a Mônika Bergamaschi. Ele lamentou o preconceito que ainda existe no País em relação à agricultura, setor que precisa receber mais reconhecimento, pois "este país é o que é graças à agropecuária". Munhoz, que já foi ministro da Agricultura, pediu ao governador mais recursos para a secretaria, principalmente para os pequenos e médios agricultores, que são a maioria no Estado, e que precisam de crédito, seguro e apoio técnico.
O governador Geraldo Alckmin destacou que Mônika Bergamaschi é a primeira mulher a ocupar a Secretaria da Agricultura desde sua origem, em 1892. Ele também citou o potencial econômico da agricultura e da pecuária paulistas. Entre os objetivos para a agropecuária, o governador apontou a intenção de aumentar a renda do setor, e anunciou ter assinado a redução de ICMS para bens de capital para eficiência energética do setor sucroalcooleiro.
Antônio Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, secretário adjunto de Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que estava respondendo pela pasta, fez um balanço das atividades. Ele destacou as ações para a melhoria da competitividade do agronegócio e a ampliação da assistência técnica rural para pequenos e médios agricultores.
A nova secretária Mônika Bergamaschi, engenheira agrônoma pela Universidade Estadual Paulista, atuava na Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (Abag-RP). Em seu discurso, ela lembrou sua trajetória de 15 anos na valorização do agronegócio, e apontou a necessidade de avançar rumo à economia verde, com o uso de fontes renováveis de energia e com uso consciente da água.
Estavam presentes na cerimônia os deputados estaduais Carlão Pignatari, Welson Gasparini, Samuel Moreira e Pedro Tobias (todos do PSDB), e Jorge Caruso e Itamar Borges (ambos do PMDB), além de deputados federais, prefeitos representantes de associações e entidades de classe do setor da agricultura e autoridades ligadas ao agronegócio.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações