Comissão de Educação tem novo presidente

Em reunião realizada nesta terça-feira, 6/6, a Comissão de Educação elegeu seu novo presidente, o deputado Roberto Felício (PT), por acordo entre os membros. Participaram da reunião a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que até então presidia a comissão, e os deputados Geraldo Lopes (PMDB) e Edmir Chedid (PFL).
O deputado Edson Aparecido (PSDB), líder do Governo, compareceu à reunião para se declarar contra o acordo que elegeu Roberto Felício. Ele disse que nada tem contra o parlamentar eleito, mas contra a forma como o assunto foi deliberado. Segundo ele, as lideranças da base governista discordam e vão se manifestar num outro momento, porque o acordo não teria sido discutido com os partidos, como de costume acontece nas comissões da Casa. Edson Aparecido afirmou que a eleição de Roberto Felício, como presidente da Comissão de Educação, causou desproporção dos partidos no Parlamento. Ele acusou o PT de vitimar o PSDB com esse comportamento, mas disse que essa não será uma prática dos tucanos: "Jamais passaremos por cima da vontade popular".
Em resposta ao líder do Governo, a deputada Maria Lúcia Prandi afirmou que a composição das comissões já foi questionada judicialmente. Segundo ela, o PSDB e seus aliados não acataram a decisão da maioria dos parlamentares. Disse também que, no início do biênio, ficou decidido que o PT ficaria com a presidência da comissão, tendo em vista a história de educadores dos deputados Roberto Felício, Carlinhos Almeida e dela própria. Prandi disse que ficou definido um revezamento entre ela e Felício neste biênio. O acordo, segundo ele, teria sido discutido com as lideranças, especialmente com as que elegeram a atual Mesa Diretora, em processo acompanhado pelo deputado Renato Simões (PT).
O deputado Edmir Chedid (PFL) cumprimentou o deputado Roberto Felício e disse que acredita que o novo presidente vai trabalhar para melhorar a educação no Estado. Criticou o ex-secretário de Educação Gabriel Chalita, a quem atribuiu sucesso na venda de livros "Acho que ele deveria doar dinheiro para melhorar a educação de São Paulo". Também acusou o ex-secretário de desvios no FDE. O parlamentar elogiou o trabalho da deputada Maria Lúcia Prandi à frente da comissão e disse que espera que o novo presidente continue cobrando os órgãos governamentais, propondo melhoras e fiscalizando para "não roubarem o dinheiro público", finalizou.
Roberto Felício agradeceu a manifestação de confiança dos colegas. Disse que, se continuasse lecionando, teria hoje 35 anos e 5 meses no magistério público, onde atuou, durante um período, concomitantemente com o ensino particular. Lembrou a atuação de alguns deputados que estiveram na presidência da comissão, como os deputados Luiz Carlos da Silva (PT), Bia Pardi (PT) e César Callegari (PSB). Roberto Felício se disse honrado em ocupar o cargo e afirmou que dará continuidade à luta a favor da rede pública.
A deputada Maria Lúcia Prandi agradeceu o apoio recebido durante o tempo em que esteve à frente do órgão, "no palco das discussões pela educação no país". A petista criticou a base governista por impedir que sejam instaladas CPI importantes, que permitiriam fiscalizar irregularidades na área da educação. Parabenizando o presidente eleito, desejou-lhe sucesso na luta pela melhoria da escola pública no país.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações