Madiano Tomei: com sentimento e emoção, uma despoluída mensagem visual
Emanuel von Lauenstein Massarani
Madiano Tomei sempre foi um artista autêntico, um homem inclinado a exprimir na tela o que se passava dentro de si. Colocando em evidencia essa experiência, a exprimia plenamente com iluminada dedicação. Sua visão se movia a partir de tecido do inconsciente. Sua pintura é elaborada em uma clara geometria, com volumes e superfícies. Por meio de um processo simples, testemunha a maior pureza transmitida ao observador em formas, tons e cores suaves.
Desde sua chegada ao Brasil, por volta dos anos 50, segui sempre com grande interesse a evolução de Madiano Tomei como artista. Homem com uma carga de humanidade e de uma vontade sem limites - armas ideais para alcançar os máximos níveis expressivos -, sua arte permanece disponível à sensibilidade de todo observador inteligente.
Suas paisagens urbanas são bem representadas com uma paleta densa de cores mantidas bem amalgamadas, com um resultado cromático digno de admiração e contemplação. Por ser instintiva e profundamente sentida pelo artista, sua mensagem visual é despoluída de intervenções e consegue ressaltar a antiga arquitetura da paulicéia.
Tanto na pintura quanto na litogravura, ou nas gravuras digitais sobre tela, Madiano Tomei deixa transparecer sentimento e emoção, mantidos sobre o fio do lirismo, que todavia não exclui, mas procura resolver com elegância e sensibilidade os problemas das relações cromáticas e dos volumes.
Sua força interior o levou sempre a uma continua busca da perfeição. Numa mensagem particularmente difícil de compor, sua simplicidade não pode aceitar erradas interpretações. A litogravura "Bela vista", doada por Victor Galloro ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, reflete bem o amor que o artista dedicou à cidade que o acolheu.
O Artista
Madiano Tomei nasceu em Milão, Itália, em 1936, e faleceu em São Paulo, no ano de 2002. Estudou na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas, Bélgica, expondo prematuramente à idade de 15 anos na Galerie Renoir naquela capital. Em 1952, sob o patrocínio da Rainha Juliana da Holanda, participou do Festival Internacional de Pintura dos Países Baixos.
Expôs no Salão de Outono de Paris em 1953, quando conquistou a medalha de bronze e o prêmio "Viagem ao Brasil", que motivou sua transferência definitiva para o país, onde, desde então, desenvolveu suas atividades artísticas. Em 1960 participou do mesmo evento em Paris, conquistando dessa vez a medalha de prata.
A partir de então participou de diversas exposições individuais, destacando-se entre elas: Galeria Ilaria, Lucca, Itália (1952); Jornal de Arte Apollo, Bruxelas, Bélgica (1945); Galeria Folclore e Artesanato, São Paulo (1955); Teatro Bela Vista, SP (1961); Academus Galeria de Arte SP, (1974); Galerie d'Art Foresto, Genebra, Suíça (1977); Galeria Manolo Saez, Curitiba (1995); Galeria Itáli, Circolo Italiano, São Paulo (1996); Salão Vip da TAM (1997).
Após receber o prêmio Thorlet da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras, Medalha de Bronze 1953 e Medalha de Prata 1960, o artista conquistou o 1º Premio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo 1982, o Prêmio Sociarte 1983 e o Prêmio Maimeri, em 1999.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações