A espontaneidade e a inspiração de Mirthes Bernardes na difícil arte do esmalte

Mirthes Bernardes é uma artista que nos últimos anos soube se inserir na difícil arte do esmalte. Sua estrela pessoal não é de nascimento espontâneo, mas fruto de um duro trabalho de preparação, de estudo e de confrontações. Hoje, recebe afirmações e julgamentos positivos onde quer que apresente seus belíssimos trabalhos.
Suas composições em esmalte bem demonstram o positivo de sua arte e apresentam um diálogo aberto, por meio de um figurativo bem impostado no desenho e acompanhado de um cromatismo brilhante.
Podemos dizer que tudo isso é o reflexo de um ambiente onde a luz e a cor estão presentes, uma vez que o calor da terra permanece no sangue e portanto não trai a si mesma.
A intuição e a sensibilidade de Mirthes Bernardes lhe permitem enfrentar temas que podem parecer distantes uns dos outros, mas são tão somente ilusão de ótica, porque a natureza com suas plantas, seus frutos, suas flores, constitui, dentro da maior liberdade, o motor de cada pensamento, de cada realização.
Dessa artista podemos relevar duas facetas importantes: uma tênue e delicada, outra, forte e vigorosa. Assim são as obras " Ipê Amarelo " (quadro) e " O mamoeiro " (escultura), doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa. Uma e outra têm em comum a espontaneidade e a inspiração sustentada por uma valiosa pesquisa e por uma dedicada experiência.
A Artista
Mirthes Bernardes nasceu na cidade de Barretos em 1934. É formada em pedagogia e serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou cursos de escultura em cerâmica e concreto com o professor Sakai de Embu, pintura a óleo e asfalto com Ana Moisés de Souza, trabalhos em fibra com os tapeceiros do litoral norte de São Paulo, esmalte sobre metais com o professor Cid Freitas. Pertence ao Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte.
Participou de diversas exposições, no Brasil e no exterior. Com obras em Terracota na Mostra de Artes da Primavera, Embu; Salão de Artes do Embu; Semana do Folclore em Franco da Rocha; Boutique "Nem trombone, nem clarineta". Com obras em Esmalte sobre cobre, na Casa Cor (2001); "A Arte do esmalte sobre metais e suas multiplicidades", Espaço Cultural Júlio Prestes; Salão de D. Antônio de Orleans e Bragança, Hotel Le Bougain Ville; Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte; I Salão Imagem, Brasilton; I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design, Lar Center; I Salão Oficial de Inverno, Campos do Jordão; Casa da Fazenda do Morumbi; Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (ABACH); III Salão Bougainvillée; Espaço Cultural Grande Otelo, Sorocaba, SP; Casa da Cultura de Santo Amaro;
No campo internacional esteve presente na IV International 'El Món de l'Esmalt', Museu de l'Esmalt Contemporani, Barcelona, Espanha (2001) e na 5º Rencontres Internationales de l'Email em Morez (França) e Le Sentier, (Suíça);
Conquistou vários prêmios, destacando-se entre eles: 1º lugar no Concurso de Desenho para a Padronização do Calçamento da cidade de S. Paulo (implantado); Medalha de Ouro, 9º Salão da Associação. dos Artistas Plásticos de Santo Amaro; Medalha de Ouro, ABACH;
Prêmio Aquisição; "500 Anos de Brasil", ABACH; 3º lugar Salão Oficial de Artes Plásticas da Cidade de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações