"Não é possível resolver de imediato problemas acumulados em 500 anos de história", diz 1.º secretário

Da Assessoria do deputado Emidio de Souza
"A vitória de Lula gerou uma expectativa muito grande que não corresponde a nossa realidade, pois não é possível resolver num passe de mágica problemas acumulados em 500 anos de história do Brasil." A afirmação é do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Emidio de Souza (PT), feita na manhã desta quarta-feira, 04/02, durante a mesa de abertura do Seminário Anual de Planejamento da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), que acontece até a próxima sexta-feira, no município de Nazaré Paulista.
A mesa de abertura - intitulada "Os Trabalhadores e o Governo Lula" - contou também com as presenças do líder da bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa, deputado estadual Nivaldo Santana, e do vice-presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Manoel Melato, sob a mediação do presidente do Sintaema, Helifax Pinto de Souza.
De acordo com Emidio de Souza, ao assumir em 1º de janeiro de 2003, o governo Lula se defrontava com uma inflação projetada de 30% ao ano. "Que estabilidade o governo teria se essa inflação se confirmasse? Ele perderia sua autoridade política", disse. Por isso, acrescentou, "Lula fez o que foi possível em seu primeiro ano do governo, para evitar o que vem acontecendo com a Venezuela, onde o presidente Hugo Chávez não consegue melhorar a qualidade de vida de seu povo e vem perdendo sua base de sustentação popular".
Além da inflação, outro problema enfrentado pelo governo Lula, nas palavras do deputado do PT, "é o aprofundamento de nossa dependência externa ocorrida nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso". Lula, frente a esse quadro, evitou adotar políticas como a dos planos Cruzado, Bresser, Collor e Real, "que criaram bolhas de crescimento econômico que se sustentaram por pouco tempo".
Emidio de Souza defendeu um plano nacional de desenvolvimento para enfrentar dois desafios interligados: crescimento econômico sustentável e a inclusão de milhões de brasileiros no mercado de trabalho. Passos nesse sentido estão sendo dados, conforme ele, "como a aglutinação de forças progressistas em sua base de sustentação parlamentar", numa referência à entrada do PMDB no governo Lula.
"A questão do crescimento econômico e a geração de empregos nos inquieta a todos, inclusive ao presidente Lula. Para superar esses problemas, nosso presidente aposta no Grupo dos 20 (G20), integrado por países emergentes como o Brasil, China, Índia e África do Sul, para fazer frente aos Estados Unidos e Europa, que subsidiam seu produtos e criam barreiras comerciais às nossas exportações. Lula sabe que, para crescermos, é necessário alterar as regras do comércio internacional", frisou Emidio.
Outras medidas positivas adotadas pelo governo Lula, de acordo com ele, foram "o estancamento do processo de privatização e mudanças nas agências reguladoras, como ocorreu com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por fim, o deputado Emidio de Souza ressaltou que o movimento sindical deve ser independente do governo e lutar para ampliar suas conquistas. "Creio que para contribuir com a abertura de novas vagas o movimento sindical deve lutar pela redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais e pelo fim das horas-extras".
emidio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações