Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado faz reunião em Araraquara, nesta sexta-feira

Na pauta, o Plano Plurianual e o desempenho da Região Administrativa Central, a partir dos resultados do IPRS
O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, órgão da Assembléia Legislativa, de caráter permanente, criado em setembro de 2003, realiza reunião em Araraquara, nesta sexta-feira, 3/10, das 10 às 13 horas, no Sesc Araraquara -- Rua Castro Alves, 1315, bairro Quitandinha.
O Fórum pretende reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais, e realizará audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.
Uma de suas primeiras atividades inclui a discussão do Plano Plurianual 2004/2007 e a do novo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Encomendado à Fundação Seade pela Assembléia Legislativa, o IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referentes a cada município do Estado, que deverá servir como indicativo para a implementação de políticas públicas. O Fórum resulta de uma parceria da Assembléia Legislativa com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), da Unicamp.
Região Central
São Carlos, Matão, Araraquara, Américo Brasiliense e Porto Ferreira são os municípios mais densamente povoados da Região Administrativa Central (RAC) que engloba 26 cidades em uma área de 11.018 km2. Entre 1991 e 2000, a população local cresceu, em média, 1,82% ao ano, e Américo Brasiliense alcançou a taxa de 4%. Em apenas dois municípios o crescimento foi praticamente nulo: Rincão (+0,03%) e Trabiju (-0,02%). Com quase 900 mil habitantes, a Central é a sétima região que mais cresceu no Estado, segundo levantamento da Fundação Seade para a Assembléia Legislativa.
A economia da RAC é determinada pela alta diversificação de atividades em cada um de seus municípios. São Carlos, por exemplo, é um destacado centro de pesquisas, com dezenas de empresas atuando nas áreas de automação, informática, mecânica de precisão e química fina, entre outras. É, também, um dos mais expressivos pólos educacionais do Estado de São Paulo, com duas das mais conceituadas universidades públicas do país, a USP e a UFSCar. O município conta, ainda, com dois centros de pesquisa da Embrapa, e diversas companhias que atuam nos ramos agropecuário, metalúrgico, de alimentos, têxtil, eletrônico etc. Araraquara tem dinamismo semelhante, por motivos distintos. A cidade possui um importante entroncamento ferroviário, com ligações ao norte, leste e oeste do Estado, que servem ao transporte de cargas, e fica próxima da hidrovia Tietê-Paraná. Lá, a agroindústria está basicamente voltada para a produção de açúcar, álcool e suco de laranja (quatro indústrias estabelecidas na região respondem por 96% da produção brasileira de suco de laranja). Em Araraquara está instalado um dos campi da Unesp.
Segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social 1997-2000, a Região Central apresenta o sexto maior indicador de riqueza entre as distintas regiões administrativas do Estado - à sua frente estão apenas a Metropolitana de São Paulo, de Campinas, de São José dos Campos, de Ribeirão Preto e a RM da Baixada Santista. No levantamento da Seade, destaca-se também a situação social da RAC: se fossem ordenadas as regiões administrativas do Estado, através dos indicadores longevidade e escolaridade, a Região Central ocuparia a 2a e 3a posições, respectivamente. Mas persiste uma certa heterogeneidade intra-regional, conforme atesta a própria distribuição desses municípios nos cinco grupos do IPRS. No grupo 1, que reúne os municípios com bons indicadores nas três dimensões pesquisadas, foram classificados cinco municípios; no grupo 3, são 11 municípios; nos grupos 4 e 5, foram classificados 10 municípios, e apenas um está inserido no quinto agrupamento.
Entre as cidades da Central que mais ampliaram o consumo de energia elétrica na agricultura e nos serviços, destacam-se Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira e Rincão. As taxas de mortalidade de jovens e adultos encontram-se bem abaixo da média estadual. Já a evolução do indicador de escolaridade foi positiva para toda a região, com avanços significativos na cobertura dos ensinos fundamental e médio. Alguns municípios ampliaram em mais de 20 pontos percentuais a parcela da população jovem com o ensino fundamental completo. Somente sete cidades da Região Administrativa Central apresentam participação muito limitada da rede municipal no ensino fundamental público.
Mais informações no site www.al.sp.gov.br, ícones IPRS e Fórum de Desenvolvimento
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações