Punição a trotes degradantes
Neste inicio de ano letivo, alunos de inúmeras universidades passam pelo chamado trote estudantil, uma espécie de iniciação à fase acadêmica. Quase sempre são noticiados casos de extrema violência praticados neste tipo de evento, mas a Universidade de Brasília (UnB) agora discute em colegiados a adoção de medidas punitivas para casos em que os trotes passem dos limites e exponham jovens a brincadeiras não saudáveis.
No ano passado sete calouros de um centro universitário do interior paulista sofreram queimaduras durante a recepção aos novos estudantes. "Mas esse caso não é isolado, isso se repete todos os anos nas universidades brasileiras", afirma o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB.
O deputado lembra ainda que esse é um problema antigo. "Parece que se esquecem do quão importante é a universidade para a formação pessoal e profissional e cometem atos de humilhação e violência que de longe lembram a postura de uma pessoa bem esclarecida", disse Gilmaci.
O parlamentar apresentou em 2009 o Projeto de lei 77, que proíbe o trote estudantil aos alunos que ingressam em cursos superiores de todo o Estado de São Paulo. A proposição determina que os dirigentes das instituições de ensino superior apliquem penalidades administrativas aos estudantes que praticarem o trote, incluindo a expulsão.
gilmacisantos@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações