Assembleia garante pediatra nas salas de parto
23/11/2011 21:11

Estabelecer penalidades pelo descumprimento da obrigatoriedade da presença de pediatras nas salas de parto de unidades de saúde integradas ao SUS, no Estado, é o objetivo do Projeto de Lei 686/2008, da deputada Célia Leão. O projeto da parlamentar integra pacote de cinco iniciativas dos deputados aprovado, nesta quarta-feira, 23/11, pelo Plenário. A aprovação deu continuidade ao cumprimento de acordo elaborado pelo Colégio de Líderes, que levou a voto final favorável cinco iniciativas dos deputados, já na terça-feira, 22/11.
Foi também aprovado, na mesma data, o Projeto de Resolução 32/11, da Mesa Diretora, criando a Comissão (permanente e multidisciplinar) de Avaliação de Documentos de Arquivo da Assembleia.
Iniciativas parlamentares
Os cinco projetos de deputados aprovados tratam de saúde, direitos humanos, direitos do consumidor, meio ambiente e educação.
O projeto da deputada Célia Leão (PSDB), segundo justificativa apresentada por ela, atendeu solicitação da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que desenvolveu estudos e estatísticas, onde foi constatado número expressivo de nascituros com paralisia cerebral. A presença no parto de pediatra permitiria o imediato diagnóstico, facilitando os procedimentos pertinentes ao tratamento necessário a tais recém-nascidos. A legislação federal, esclarece ainda a justificativa, que determinou a presença de pediatras no instante do parto, não tornou-a obrigatória e nem estabeleceu penalidades decorrentes do descumprimento.
Da deputada Leci Brandão (PCdoB) recebeu aprovação o Projeto de Lei 757/2011, que altera a Lei 14.187/2010 (estabelece penalidades administrativas à prática de discriminação racial). O PL acrescenta ao texto da citada lei o art. 2º-A, obrigando a afixação do seguinte aviso, nos ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, em pontos de ampla visibilidade, a fim de se assegurar o conhecimento da mesma: "Lei Estadual n.º 14.187/2010 pune administrativamente os atos de discriminação racial no Estado de São Paulo. DENUNCIE."
A obrigação de apresentar o total calórico, com quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio na venda de alimentos oferecidos em redes de fast food é a determinação do Projeto de Lei 137/11, do deputado Alex Manente (PPS), também aprovado nesta quarta-feira, 23/11.
O deputado Rodrigo Moraes (PSC) teve aprovado seu PL 556/11, que inclui na grade curricular da rede estadual de ensino fundamental a disciplina Educação no Trânsito, com carga horária mínima de uma aula semanal.
E do deputado Reinaldo Alguz aprovou-se o PL 315/09, que obriga o uso de asfalto enriquecido com borracha da reciclagem de pneus inservíveis na conservação das estradas estaduais.
A íntegra dos projetos referendados e sua tramitação estão disponíveis para consultas, no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações