Comissão de Esportes e Turismo: faltam recursos para a área
16/01/2004 19:13



DA REDAÇÃO
Um dos temas tratados pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia, presidida pelo deputado Marquinho Tortorello (PPS), foram os recursos destinados ao setor dos esportes no Estado.
Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, presente a uma das reuniões da comissão, faltam recursos para sua pasta. Ele afirmou, entretanto, que seu objetivo não é reclamar da falta de verbas, mas propor soluções, como, por exemplo, a efetivação de parcerias. "O esporte chega ao cidadão como uma forma de combate à violência, uma vez que proporciona lazer aos jovens. Exemplo disso é o programa desenvolvido pela prefeitura de São Caetano que investe em seus jovens e teve reduzido os índices de criminalidade."
Grael lembrou que sua pasta tem alguns programas agregados à ciência e tecnologia e outros voltados a deficientes físicos. "Também queremos diagnosticar os conjuntos esportivos do Estado, pois sabemos que a maioria está deteriorada e nossa prioridade é investir em reformas e construir apenas em localidades que não possuem qualquer espaço desse gênero."
O secretário citou as parcerias que a Secretaria implementou com a Unilever, para a cobertura de quadras, e com a BMF, para a reestruturação do estádio Ícaro Mello (Ibirapuera).
Esporte x Orçamento
"A restrição orçamentária ao esporte é uma tendência nacional. Ao menos temos uma dotação maior que a do Ministério", respondeu Grael a questionamento do deputado Enio Tatto (PT). O secretário disse que é preciso inverter a ordem e mostrar que o esporte tem que constar na agenda de um governo sério.
Sobre outra pergunta de Tatto, o secretário confirmou que existe mercantilismo nos Jogos Abertos do Interior e, para minimizar o problema, foram instituídas oito ouvidorias. "Pretendemos mudar o regulamento, para contar com a participação de federações esportivas que se comprometam em atestar a origem dos atletas, de forma a coibir a importação de esportistas de outro Estado", disse Grael, apontando que outra proposta é a realização dos jogos no mesmo período em cada Estado. "A coincidência impediria que atletas de fora competissem em São Paulo", disse.
Ao deputado Rogério Nogueira (PDT), o secretário informou que há meios de se investir no esporte com parte de verbas excedentes da educação. "É o caso de Sertãozinho, onde os terrenos destinados à construção de espaços esportivos foram incorporados a escolas municipais e, portanto, implementados com recursos da educação, porém também utilizados por alunos dessas escolas."
Grael concluiu sua exposição concordando com o deputado Turco Loco (PSDB) no que diz respeito à participação dos atletas nos setores públicos. "A gestão do esporte tem que ser feita por alguém comprometido com a prática."
Fórum Permanente
Em fevereiro de 2003, a comissão preparou o debate de um Fórum Permanente que discutiu o esporte como forma de prevenção à violência. Segundo idéia do petista Donisete Braga, além das autoridades públicas do setor esportivo, o evento contaria com a participação de professores, jogadores profissionais e cronistas esportivos que enfocariam as crianças e adolescentes como alvo das políticas públicas de incentivo.
Gilson de Souza (PFL) complementou a proposta de Braga afirmando que os recursos para a implantação das medidas de fomento poderiam advir de uma Loteria Esportiva vinculada à Caixa Econômica Estadual, objeto de um projeto de lei de sua autoria. Tortorello apoiou a idéia, lembrando os resultados positivos que o município de São Caetano do Sul obteve com a implantação de política semelhante. "Tivemos sensível redução nos índices de
criminalidade e grande economia nos gastos de Saúde Pública", argumentou.
Eventos realizados pela Comissão de Esportes e Turismo durante 2003
- 26/8 - Reunião extraordinária, com a participação do secretário da Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael, que apresentou à comissão os projetos da sua Pasta;
- 10/12 - Apreciação de projetos de lei constantes na pauta.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações