Debates procuram aprimorar ensino técnico e institutos de pesquisa



DA REDAÇÃO
A Assembléia abriu espaço, ao longo de 2003, para o debate em torno das Instituições de Pesquisa e das Faculdades de Tecnologia, conhecidas como Fatec's. Na busca do aprimoramento de suas funções, o Poder Legislativo assinou protocolo de intenções com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para assessoria na área de tecnologia.
Protocolo cria "braço tecnológico" do Legislativo
Como resultado de conversações que começaram há cerca de dois anos, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) assinaram, em dezembro último, protocolo de intenções que deve transformar o IPT em verdadeiro "braço tecnológico" da atuação do Parlamento paulista.
O protocolo prevê a criação de um núcleo de apoio tecnológico às atividades das comissões permanentes e do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado. Articulado pelo IPT e pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), o acordo cria o Espaço Tecnologia, que funcionará na sede do ILP, onde um técnico do IPT estará presente 20 horas por semana.
"Esse protocolo materializa um sonho que tínhamos, junto com o ILP, de valorizar o conhecimento tecnológico na agenda do Legislativo paulista", afirmou o superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski. Durante os meses de dezembro e janeiro, representantes do ILP e do IPT vêm elaborando um plano de trabalho para definir temas e prioridades que promovam a interface entre a pesquisa científica e a atuação parlamentar.
"Para nós, é muito importante trabalhar com a tecnologia aplicada a políticas públicas e de desenvolvimento", destacou o presidente do ILP, Maurílio Maldonado.
O presidente da Assembléia, Sidney Beraldo, lembrou que o IPT sempre trabalhou de forma muito direta com os setores produtivos. "Acredito que o convênio com o instituto permitirá diminuir o tempo de aplicação das inovações e capacitará tecnicamente o Parlamento para desempenhar sua função de avaliar o cumprimento de políticas públicas", disse Beraldo. "Quem ganha com esse convênio é São Paulo", avaliou o primeiro secretário, Emidio de Souza. O segundo secretário, José Caldini Crespo, considerou a aproximação com o IPT "muito importante para as duas instituições".
Debate sobre a situação das Fatec's
Falta generalizada de verba, que se reflete em laboratórios ultrapassados, baixos salários de professores, e falta de apoio dos governantes foram os principais focos do debate público sobre a situação das Fatec's.
De acordo com o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia, essas reclamações, apresentadas por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, levaram-no a elaborar o Projeto de Lei 706/2002.
Uma das soluções propostas pelo PL é que as Fatec's sejam desvinculadas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e transformadas em um centro universitário, nos moldes da lei que regulamenta o ensino superior no país (Decreto Federal 2306/97).
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza foi criado em 1969, como uma autarquia destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino médio e superior. Atualmente, está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Além da Capital, 12 municípios do Estado têm instaladas 14 Fatec's, que oferecem 19 cursos de graduação.
Institutos de pesquisa
Um diagnóstico do atual sistema público de ciência e tecnologia foi traçado por representantes dos institutos de pesquisa do Estado de São Paulo. O papel da tecnologia aplicada - em especial a desenvolvida pelos institutos de pesquisa na área agrícola - foi o destaque nos debates.
O seminário "Ciência e Consciência em Debate: A Pesquisa Pública e sua Importância para o Desenvolvimento Sócio-Econômico dos Municípios Paulistas" teve o objetivo de conscientizar as autoridades públicas da importância da pesquisa para o desenvolvimento do país, tentando reverter a tendência de queda que a economia vem sofrendo nos últimos anos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações