Diretoria do IPT sugere emendas à LDO

Da assessoria do deputado Fausto figueira
O 1º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fausto Figueira (PT), recebeu em seu gabinete, na terça-feira 10/5, a visita da direção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O encontro é um desdobramento da reunião que o deputado teve recentemente na sede do Instituto, na Capital, quando tratou da ocupação por moradores de áreas de risco no Parque Estadual da Serra do Mar, no município de Cubatão.
O deputado deu encaminhamento à sugestão dos técnicos do IPT para a assinatura de termo de cooperação entre o Instituto e a Prefeitura de Cubatão, com o objetivo de realizar laudo técnico relativo a riscos de deslizamentos em áreas do bairro Cota 400, dentro dos limites do parque. O laudo técnico é necessário para contornar exigência do Governo do Estado para promover a desafetação das áreas ocupadas, o que permitiria à Prefeitura levar serviços básicos, como água, esgoto, energia elétrica aos moradores do local.
Após essa reunião, Figueira reuniu-se com o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, a quem entregou a minuta do termo de cooperação. O prefeito agradeceu a intervenção do deputado, quem propõe conversar novamente com o prefeito para agilizar a assinatura do termo de compromisso entre as partes.
Além do termo de cooperação, dois outros assuntos foram tratados durante a visita da direção do IPT ao 1º secretário. Um foi sobre a necessidade que o Instituto tem de ver aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) emendas que permitam prosseguir e ampliar o seu trabalho nas áreas de ciência e tecnologia. O prazo para apresentação de emendas termina no dia 17 próximo e a LDO tem que ser votada pelos deputados antes do recesso parlamentar de julho.
O outro assunto diz respeito ao convênio entre a Assembléia Legislativa, via Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e o próprio IPT, que criou o "Espaço Tecnologia da Alesp". Essa iniciativa, pioneira no País, permite a articulação entre ciência e tecnologia e os municípios do Estado em questões estratégicas para as prefeituras, como gestão do uso e ocupação do solo, gerenciamento de recursos hídricos, implementação de programas habitacionais e de sustentabilidade ambiental e informatização municipal e educação continuada.
Estiveram na 1ª Secretaria o diretor-superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski; a diretora-executiva, geóloga Ros Mari Zenha; o chefe do Agrupamento de Geologia Aplicada, geólogo Carlos Geraldo Luz de Freitas; e o geólogo Omar Yazbek Bitar, também do Agrupamento de Geologia Aplicada. O ILP esteve representado pelo diretor-executivo Carlos Nunes.
ffigueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações