Eloqüente na sua simplicidade, M. R. Carvalho pinta a natureza com cores firmes e generosas



Paisagista atenta e precisa, de cores generosas e de pinceladas firmes, M. R. Carvalho interpreta a natureza, de quem é profunda observadora, com extrema fineza. Pintora instintiva, atraída pelas cores que cultiva, procura interpretar de modo pessoal a paisagem do hinterland paulista que constitui sua temática de preferência.
E, é exatamente nessa pesquisa acurada que podemos individualizar a personalidade dessa artista empenhada numa pintura séria que nasce da confluência de motivações e elementos de diversas extrações e naturezas, que convergem livremente numa fusão onde é difícil dividi-los e analisá-los.
Na base de sua pintura, existe, sem dúvida, um fator de expressionismo popular, uma espécie de interpretação cândida e genuína da realidade que lhe permite atingir inúmeras vezes tonalidades convincentes e plenas de vitalidade.
O seu tecido cromático aparece expressivo e vibrante, por uma interna refração que se sobressai ritmicamente através dos espaços com cores soltas e fusas em sensíveis acostamentos. O todo constitui a evocação de uma natureza forte e viva.
A obra de M. R. Carvalho não apresenta estruturas de preocupação intelectual, mas o esforço de se aproximar, o quanto mais possível, em direta e imediata relação com a própria genuína capacidade expressiva.
"Beleza brasileira" e "O caminho de casa", obras doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, testemunham a imediata identificação da artista com a natureza brasileira através de uma pincelada que cria o clima de um conto pacato, distensivo, mas eloqüente em sua simplicidade.
A Artista
M. R. Carvalho, pseudônimo artístico de Marilena Ricci de Carvalho, nasceu em São Paulo no ano de 1951. Foi aluna do Liceu de Artes e Ofícios, onde estudou pintura acadêmica como Prof° Gilberto Geraldo e aquarela com os artistas plásticos Gilberto Raimundo e Geanette Reinis.
Participou de inúmeras exposições, destacando-se entre elas a do: Espaço Cultural da Associação Macrobiótica, SP (1991 e 1992); Sala de Pintura Artística do Acre Clube, SP (1996);Espaço Cultural Mart Center, SP;Galeria de Arte Arlete Mello; V Mostra de Arquitetura e Decoração do Vale do Paraíba, Casa Ambiente, SP (1997); Clube dos Oficiais da PM, SP(1997, 1998 e 1999);I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design do Lar Center, SP (1998); 1° Encontro com a Arte Espaço Cultural CIDH, SP (1999); Pintura do 3° Milênio, Espaço Cultural IBIS, SP (2000); 15° Salão de Arte no ACSP de Pinheiros, SP (2002), 1° Mostra Darcy Penteado de Arte, MUBE, SP; "Mitos e Lendas" no S. C. Corinthians Paulista SP; 1° Festival de Cultura Francesa "C'est si bon", Shopping Frei Caneca, SP (2003).
Ministra aulas e workshops no seu próprio atelier e foi catalogada no anuário Artes Plásticas Brasil 1998, vol. 10, de Julio Louzada publicações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações