Museu de Arte Parlamento - Miriam Schreier


Miriam Schreier alcança harmonioso equilíbrio entre formas, cores e luz
Miriam Schreier é, certamente, uma pintora imprevisível pelas suas fantásticas e expressivas possibilidades. Seus temas se distinguem pela novidade formal e a vivacidade cromática, pela composição e pela originalidade da pesquisa.
Frente ao modelo real, a artista sente a necessidade de decompô-lo, quase para decantar as composições essenciais e depois recompô-lo em conformidade com seu visual lírico.
Dominando seus meios e descobrindo afinidades e analogias entre cores e coisas, opera diversas escolhas no panorama diversificado e movimentado da arte contemporânea. Possuindo criatividade formativa, Miriam Schreier pesquisa no espaço puramente mental ou extraempírico, mas, sobretudo, numa lógica produtiva.
Dentro do suporte cromático, a cor é distribuída com tonalidade absolutamente multiforme e extremamente luminosa, sem perder sua delicadeza. Por essa razão, seus quadros possuem uma nova qualidade cromática interna, que se difunde como um perfume sobre toda a superfície do quadro.
A obra Construção, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é representativa de uma pintura pouco comum, em que o olhar do espectador é envolvido emocionalmente pelos espaços construídos, que colocam em evidência formas, cores e luz, o todo dentro de um harmonioso equilíbrio.
A artista
Miriam Schreier, pseudônimo artístico de Miriam Nigri Schreier, nasceu em São Paulo, em 1945. Iniciou seus estudos artísticos aos 13 anos de idade e durante vários anos realizou diversos cursos de artesanato em geral, tapeçaria, cerâmica, criou e confeccionou bijuterias. De aluna passou a professora, ministrando cursos de artesanato e transmitindo seus conhecimentos por alguns anos. Estudou com vários professores, entre eles Constantino Bolognese, A. Pallud, Angel San Martin, professor na Escola Paulista de Arte e Decoração, e, desde 1996, participa do ateliê do artista plástico Sergio Fingerman.
Esteve presente com suas obras no Salão de Outono de Santo André, SP (1986 e 1987); Espaço Cultural do World Trade Center de Amsterdã, Holanda; Instituto Nacional de Arqueologia em La Paz, Bolívia (1987); Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS; Centro Cultural Jose Marti Hidalgo, México; Espaço Cultural da Faculdade São Judas Tadeu, SP; Espaço Cultural da Prefeitura da Prefeitura de Marabá, Pará (1988); Espaço Cultural do Hotel Crowne Plaza, em parceria com o Banco Francês e Brasileiro; Instituto Nacional da Cultura em Cuzco, Peru (1989); Exposição na Galeria do Clube A Hebraica, em parceria com a Construtora Elias Victor Nigri, SP (1991); Centro de Convenções B"nai B"rith, com o apoio cultural do Unibanco (1994); Espaço Paulista de Arte Galeria, com o apoio do Banco Itaú, SP (1996); "A Linguagem da Cor" na Galeria do Clube A Hebraica, SP (2001); Galeria Marli Vilas Boas, SP (2002); Salão MCA, Le Monde de La Culture e des Arts, Cannes, França (2003 e 2004); Academie des Arts, Sciences, Lettres de Paris, França; Grand Marche de Art Contemporain em Paris, França; Salão de Arte, Natureza e Animais, Espace Auteuil, Paris, França; Grand Marche d´Art, Praça da Bastilha, Paris, França (2003); Espaço Cultural da Infraero; IX Exposição "Lápis de Cor", Galeria de Arte M. Mizrahi, SP; 58° Salão Realitées Nouvelles, Paris, França (2004).
Recebeu diversos prêmios, destacando-se entre eles: Medalha de Ouro no Salão "Monde de la Culture e des Arts", Cannes, França; Medalha de Ouro da Infraero; Medalha de Prata da Association Merite et Devouement Français, Paris, França (2004) e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, na França e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações