Norha Beltrán cria, com ironia, opulentos e alegres personagens repletos de lirismo

A exaltação da forma através da sensualidade é uma tendência que existe desde quando se criou uma historia da arte. Entretanto, na arte contemporânea, onde não existem barreiras, essa característica torna-se mais espetacular e às vezes até mesmo mais agressiva. Na arte moderna existe muito mais liberdade. Houve um tempo em que, além dessa tendência, existia um respeito pelo real, respeitava-se a realidade mesmo dentro de uma determinada tendência estética.
A temática da pintora Norha Beltrán é bem latino-americana, mas também uma realidade da arte. Seus personagens, apesar de suas dimensões superdotadas são alegres e agradáveis. A artista pinta-os ao mesmo tempo com ironia e amor, como o mundo dos anões. Sempre no âmbito da cultura latino-americana lendo, por exemplo, "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Márquez e "Pantaleão e as visitadoras" de Vargas Llosa, os personagens parecem sair de seus quadros.
É próprio da arte latino-americana, tanto literária quanto plástica, essa tendência à deformação, essa exageração total como encontramos em Garcia Márquez. É a caricatura da realidade na pintura e na literatura.
Devemos ressaltar que, na história da arte, pintores como Ingres e Renoir sempre tiveram um fascínio pelas formas gordas e opulentas. Por quê? Sensualidade? Ou resultado de um tipo de pesquisa que Berenson denominava de "valores do tato"?
O fato está que tanto Norha Beltrán no Brasil quanto Antônio Bueno na Itália e Fernando Botero na Colômbia criam os seus personagens extremamente dilatados e desfrutam de uma liberdade que seus grandes predecessores não tiveram e que a fotografia tornou possível à pintura moderna.
Essa artista brasileira, nascida na Bolívia, trabalha mais com a imaginação do que a realidade. Inspirando-se na sua memória, elabora seus personagens através de uma informação suficiente da realidade sem necessitar, portanto, de modelos. Suas cores vibrantes são trabalhadas com habilidade e as transparências que delas resultam surpreendem, criando, como na obra "La Espera", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, uma atmosfera repleta de originalidade e gracioso lirismo.
A Artista
Norah Beltrán nasceu na Bolívia e naturalizou-se brasileira. Cursou Belas Artes na Europa e no Brasil e estudou Museologia e Psicologia.
Participou de numerosas exposições coletivas e particulares, destacando entre elas: Galeria Strohkoffer, Viena, Áustria; Museu de Arte - Salzburg - Áustria (1953); I Salão de Artes Plásticas A.C.A. - Buenos Aires - Argentina; XI Salão de Aquarelas e Desenho - Galeria Van Riel - Argentina; Galeria Penguin - Rio de Janeiro; Galeria Domus - Cataguases - Minas Gerais (1958); V Bienal de São Paulo Internacional (1959); Salão Oficial de Arte - São Paulo (1962); XII Salão de Arte Moderna - São Paulo (1963); Salão de Arte Nacional - Rio de Janeiro (1962 e 1965); Museu de Arte Moderna - Campinas; Galeria Chelsea - São Paulo (1965); Galeria Girassol - Campinas; Galeria F. Domingo - São Paulo; Galeria Eucat - São Paulo (1972)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações